O final da tarde de ontem (30) já enunciava uma mudança climática marcada por ventos fortes e céu nublado. O resultado dessa combinação foi a chuva que caiu sobre a cidade de Picos na madrugada desta terça-feira (31).
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) o índice pluviométrico decorrente do “chuvisco” foi de apenas dois milímetros.
A grande contribuição da chuva foi a diminuição da temperatura que na manhã de hoje era de 30°C e a máxima esperada para o restante do dia é de 38°C. A umidade do ar também obteve um salto positivo aumentando para quase 50%.
Nos últimos dias a temperatura na região de Picos havia atingido marca superior aos 40° C e a umidade do ar estava em apenas 20%.
O chefe de meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, disse que para a alteração no tempo não foi surpresa, pois já eram esperadas chuvas para o início de novembro. A expectativa é que ocorram pancadas de chuvas em áreas isoladas.
“Essas chuvas que ainda não indicam o início do inverno são comuns de ocorrer nesse período e a previsão já apontava. Porém o tempo não vai se manter nestas condições e as altas temperaturas devem retornar”, afirmou Eugênio Lopes.