O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou na manhã desta segunda-feira (30) o VI Café Filosófico. A temática escolhida para esta edição do evento foi o Cangaço em Perspectiva – Outros Tempos, Banditismos Social: Vilões ou Vítimas?.
O VI Café Filosófico voltado para os alunos do Ensino Médio teve por objetivo proporcionar uma visão histórica reflexiva entre os séculos XIX e meados XX, um tipo específico de banditismo que se desenvolveu no sertão nordestino: o cangaço.
Entre os palestrantes estavam o professor Mestre do Instituto Federal do Piauí (IFPI), André Viana, o tenente Sanches que representando o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, o advogado Gleuton Portela e o juiz conciliador do Juizado Especial de Picos, Dr. Johilse Tomaz da Silva.
Professor Cláudio com palestrantes do evento
A vice-diretora do IMH, Irmã Norma Domingues, explicou que a proposta do evento é refletir sobre o banditismo social identificando quem são os vilões ou vítimas na sociedade atual.
Ir. Norma representou a diretora geral
“É mais uma oportunidade que o nosso colégio oferece para atender nossa juventude, proporcionando momentos de reflexão antropológica, filosófica e política, religiosa e econômica. É também um convite para os nossos jovens reconhecerem o contexto histórico e suscitar esse desejo de lutarem por um mundo melhor”, frisou a Irmã Norma.
Durante a abertura alunos apresentaram uma coreagrafia que relembrou o cangaceiro nordestino, Lampião e Maria Bonita, peça fundamentada no tema do evento.
Coreagrafia relembrou a figura do Lampião
O palestrante, Gleuton Portela, que há 25 anos atua na advocacia criminal nos Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco, apresentou em sua palestra a problemática social. “Aqui vou explanar não só a teoria em si, mas o conhecimento prático que adquiri na advocacia. Vamos debater sobre até que ponto o cidadão sofre influências sociais para se envolver na prática de crimes, alguns bárbaros, tráfico de drogas. Vamos discutir em torno dessa questão”, disse o palestrante.
Advogado Gleuton Portela foi um dos palestrantes
O professor e coordenador da área de Ciências Humanas do IMH, Cláudio Roberto Borges, destacou a importância da discussão para o alunado.
Professor Cláudio Roberto coordenou evento
“O Café Filosófico é um momento diferente que nós fazemos fora da sala de aula. Escolhemos esta temática ainda no ano anterior para que no início do período letivo várias atividades fossem desenvolvidas, como aulas de campo, oficinas. O debate é muito importante para os nossos alunos, pois haverá o momento em que eles vão questionar os palestrantes ocorrendo interações”, afirmou o professor.
Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio participaram
Durante sua fala o professor relembrou os temas da outras edições do Café Filosófico promovido na instituição e apresentou o tema que será abordado em 2018: “Atual Política Brasileira - Direito versus esquerda: O que o País pode esperar”.
No evento já foi apresentado o tema que será trabalhado em 2018