Segundo o gerente regional da Agespisa de Picos, Sérgio Alves, a instituição pretende eliminar, ou pelo menos amenizar, o problema da falta constante de água em alguns bairros da cidade cujo abastecimento é mais complicado até 2018. Esse é o caso do Belo Norte, Boa Vista, Morada do Sol, Morada Nova e do povoado Malhada Grande. Isso seria possível através da perfuração de novos poços artesianos e da interligação de redes e sistemas.
O gerente informou que estão sendo perfurados poços no bairro Junco, Belo Norte, Passagem das Pedras e Malhada Grande. “E temos mais projetos para ser concluídos até dezembro que esperamos eliminar de vez a falta de água em alguns bairros que são mais problemáticos aqui na cidade de Picos”, comentou.
A dificuldade no abastecimento para esses bairros e povoados mencionados se deve a sua localização geográfica, pois eles são mais elevados que o restante da cidade, o que dificulta que a água suba até as residências. Ela requer muita pressão para isso.
“É o que dificulta bastante, a questão do relevo, pois nesses bairros mais altos sempre há a questão da altitude, pois quando a rede abastecimento foi construída em Picos há 40 anos, não existiam casas em cima dos morros, todos eram em áreas planas, então o sistema foi feito para atender a área plana”, informou.
Recentemente a população do bairro Morada Nova passou quatro dias sem abastecimento de água. Uma peça do motor que faz a distribuição da água apresentou um defeito, na sexta-feira, 20, e foi reparada na tarde da segunda-feira, 23.