Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Nutricionista orienta sobre cuidados com alimentação durante o B-R-O-Bró

Publicado em 13/05/2017
Por Edson Costa
8877e9f2257607c5b87780bfa238.jpg
8877e9f2257607c5b87780bfa238.jpg
Nutricionista Mikaella Macedo/Paula Monize

Por Paula Monize

A alimentação é um dos fatores condicionantes para a manutenção da saúde humana. Alimentar-se bem significa ingerir alimentos de grupos variados, ricos em nutrientes que são indispensáveis ao corpo para que ele desempenhe suas atividades diárias. Mas qual a nutrição adequada para os períodos de B-R-O-Bró, onde as temperaturas são mais elevadas? Quais componentes alimentares devem ser priorizados?

A nutricionista com especialidades em Nutrição e Controle de Qualidade, em Nutrição Clínica e Esportiva, Mikaella Isis de Macedo, pontuou orientações para estas indagações durante entrevista ao Jornal Folha Atual

Nesta época do ano que se estende mais agressiva até meados de novembro o sol forte e as altas temperaturas acabam alterando o funcionamento do organismo humano e isso afeta às funções digestivas e gástricas.

Segundo a nutricionista, o reflexo de tais alterações prejudicam o metabolismo, resposta química do corpo humano em relação aos alimentos ingeridos, assim como o gasto calórico que é diminuído nesta época do ano.

“A alimentação deve ser equilibrada e variada em todas as épocas do ano. Mas durante o calor o ser humano deve adotar alguns cuidados como uma alimentação mais leve. Ela deve ser baseada no consumo de frutas, de hortaliças, de legumes, de cereais integrais. É comum as pessoas sentirem aquela sensação de empanturramento, barriga cheia, devido a digestão ocorrer de forma mais lenta, especialmente quando ocorre a ingestão de alimentos calóricos”, disse a nutricionista.

A orientação nutricional é diminuir a quantidade de alimentos ingeridos e fracionar a frequência das refeições para que estas ocorram em até seis vezes.

“Deve-se ainda ter atenção especial com a refeição do jantar em que é indicado o consumo de saladas compostas por folhas verdes e omeletes. Outra dica oferecida pela nutricionista é que para a sobremesa deve-se dar preferência às frutas e não alimentos calóricos como sorvetes”, frisou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que um indivíduo saudável deve ingerir cerca de 1.200 calorias diariamente. O percentual é variável conforme as características físicas que são particulares a cada ser humano.

Hidratação

Aliada a uma boa alimentação, a hidratação do corpo à base de líquidos é um fator importante para o indivíduo permanecer saudável. O principal alimento para hidratar o corpo humano é a água, seguido da água de coco, sucos naturais e entre outros. Os mesmos são responsáveis por repor os sais minerais perdidos durante a transpiração.

Escolha dos alimentos

Na compra dos alimentos deve-se escolher os que estejam em estado adequado, observando a textura, cheiro e posteriormente fazer a higienização correta em casa.

Com relação a refrigeração dos alimentos neste período mais quente a orientação é não deixar os alimentos expostos à temperatura ambiente. Servir o alimento quente e armazenar sempre na geladeira para que não perca as propriedades.

 

 

 

Comentários