Segundo informações do chefe de serviço do DNIT de Picos, Elvon Marton, o Governo Federal autorizou a ordem de serviço para as obras de drenagem das laterais da BR-316, há muito esperadas pela população. Ele já esteve reunido com o representante da Unidas Construtora, encarregada da obra, para traçar um cronograma de atividades preliminares para dar início aos serviços.
“Por exemplo, já vamos começar a fazer o meio-fio, onde tem um pouco do asfalto feito e a empresa vai proceder com a fabricação de tubos de concreto, estamos nos organizando para começar imediatamente os serviços”, declarou.
Apenas após a realização das obras de drenagem, há muito apontadas como necessárias, é que o asfaltamento será disponibilizado por toda a extensão das laterais da BR-316. Elvon Marton informou que a obra de drenagem custará em torno de R$ 10 milhões.
Indagado sobre o início dos trabalhos, Elvon Marton explicou que reunirá novamente com a construtora para decidir a data especifica. Ele disse ainda que serviço em especial é repleto de particularidades por ser realizado dentro do perímetro urbano da cidade.
“Gostaria que você frisasse para os leitores que não é uma obra tão rápida, porque envolve escavação, drenagem, esgotamento, movimento de terra. Vai afetar trânsito e vai ter de lidar com tubulação de água, de esgoto, de energia, de fibra ótica; vamos até nos reunir com o pessoal da Secretaria de Trânsito e contamos com a compreensão da população porque será benéfica para todos”, comentou.
Também conta para dificultar um pouco mais a execução do trabalho de drenagem, o fato de estarmos entrando no período chuvoso, que geralmente começa no mês de dezembro. Quando da chegada das chuvas fica inviável a realização de serviços de construção civil. “Queremos executá-la o mais rápido possível, pois é do interesse do DNIT que ela seja entrega a sociedade”, comentou.
O objetivo da obra de drenagem é evitar que a água oriunda da chuva e de qualquer outro meio fique acumulada na pista, contribuindo para a sua erosão, com isso o asfalto terá maior durabilidade. Como se costuma dizer entre os engenheiros da construção civil: “água é inimigo do asfalto”.