Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Secretaria de Administração de Picos já mudou de titular três vezes em menos de um ano

Publicado em 10/05/2017
Por Jailson Dias
dff4a20078aef7c3090e5f8b9087.jpg
dff4a20078aef7c3090e5f8b9087.jpg
Três secretários já passaram pela Administração/Jailson Dias

A secretaria altamente técnica de Administração de Picos já mudou de titular três vezes em menos de um ano, isso, apenas em 2017. O último a ocupar o cargo, que deixou há duas semanas, foi o vereador Evandro Paturi (PT). Na ocasião ele alegou problemas de saúde para se ausentar do cargo e retornar para a Câmara Municipal. A saída de Paturi não foi surpresa para o prefeito, Pe. Walmir Lima (PT), pois o vereador já vinha falando sobre a sua insatisfação desde julho.

Além de Evandro Paturi já passaram pela Secretaria de Administração o empresário Raimundo Filho, que deixou o cargo em maio, e a professora Oneide Rocha (PT), que permaneceu na pasta apenas interinamente. O vereador Evandro Paturi foi a solução encontrada em meio a reforma administrativa promovida pelo prefeito no meio do ano. Na ocasião o vereador licenciado e então secretário de Governo, Wellington Dantas (PT), pôde retornar para o legislativo.

A costura política permitiu que a suplente de vereador, Creusa Nunes (PMDB), continuasse na Câmara Municipal, mas com a volta de Paturi, o futuro da vereadora no legislativo está inserto. Ao Folha Atual, ela disse que já tinha sido consultada pelo Pe. Walmir sobre a possibilidade de ocupar a Administração. Ela frisou não ter interesse nesse cargo, mas poderia indicar um nome para a tarefa. Até o fechamento dessa edição do jornal as conversações estavam paradas.

Para manter Creusa Nunes na Câmara Municipal o prefeito também teria consultado o vereador Simão Carvalho (PSD), indagando se o mesmo não desejaria ocupar a Secretaria de Agricultura de Abastecimento. O vereador, contudo, impôs como condição de assumir o cargo apenas se dispusesse de autonomia para trabalhar.

Motivos

Enquanto Paturi alegou problemas de saúde para deixar a pasta da Administração, destacando que o trabalho de vereador seria mais leve e compatível com o tratamento pelo qual vai passar, o empresário Raimundo Filho alegou que precisava de mais tempo para administrar as empresas do Grupo R.SÁ. Ele foi convidado pessoalmente pelo prefeito no começo do ano para o cargo, pois era do interesse do gestor municipal que a Administração fosse ocupada por quem realmente entende do assunto.

 

No período em que esteve à frente do cargo, Raimundo Filho procurou adotar algumas medidas que tornassem o serviço público mais eficiente, como o cumprimento do horário de trabalho pelos servidores e a realização de um recadastramento que mapeasse todas as pessoas que trabalham efetivamente na prefeitura.

A Secretaria de Administração realmente possui um perfil mais técnico e pouco político, pois lida com folhas de pagamento, dentre outros tramites extremamente burocráticos. Não é uma pasta recomendada para quem deseja se projetar politicamente.

Comentários