Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Prefeitura de Picos ainda não tem novo local para Centro Administrativo

Publicado em 10/05/2017
Por Jailson Dias
f185fbb51eeb4443764c850618f5.jpg
f185fbb51eeb4443764c850618f5.jpg
Prefeitura tem de deixar Centro Administrativo /Jailson Dias

Em recente visita a Picos o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ – PI), desembargador Erivan Lopes, anunciou que o prédio onde funcionou por muitos anos o Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros, e que desde 2015 abriga o Centro Administrativo Valdemar Rodrigues de Sousa Martins, voltará para a administração do judiciário piauiense.

A decisão pegou de surpresa o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), que contava utilizar o prédio do Centro Administrativo por pelo menos mais cinco anos, conforme tinha sido acordado. Desde então a prefeitura busca um novo local para sediar todas as secretarias e coordenadorias que lá funcionam, mas a tarefa não tem sido fácil.

A secretária de Governo, Maria Santana, informou que uma das alternativas é a sede do antigo Banco do Estado do Piauí (BEP), localizado na  rua Francisco Costa Araújo, Centro de Picos. No entanto, esse local ainda não pode ser dado como certo, pois depende de uma resposta favorável do Governo do Estado.

Indagada se a prefeitura de Picos não poderia recorrer na justiça do direito de usara o Centro Administrativo por mais tempo, Maria Santana informou que a ideia não está sendo cogitada devido a sua inviabilidade.

Prédio

O Centro Administrativo de Picos Waldemar Rodrigues de Sousa Martins fica localizado na Av. Getúlio Vargas, com saída para a rua Santo Antônio. Ele foi inaugurado precisamente na noite de 16 de setembro de 2015, quando o Pe. completava três meses de gestão após a renúncia de Kléber Eulálio. Uma vez que várias secretarias foram realocadas para aquele espaço, a prefeitura divulgou na ocasião que economizaria R$ 720 mil por ano com aluguéis.

Quando foi ocupado pela prefeitura de Picos, o prédio onde funcionava o Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros estava fechado desde 2001, quando o fórum foi transferido para um prédio particular na entrada da Av. Getúlio Vargas. O Folha Atual fez várias matérias sobre o local que era utilizado para atos ilícitos altas horas da noite. Quando de sua ocupação pela prefeitura, coube a esta realizar toda a reforma necessária.

Comentários