Na manhã desta quarta-feira (18), o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou a entrega de medalhas e certificados para os alunos que atingiram satisfatório desempenho educacional durante as Olimpíadas do Conhecimento: XIV OMAP (Olímpiadas de Matemática e Português) e XIII OFIQ (Olímpiadas de Física e Química). O evento promovido anualmente pela instituição busca incentivar a prática mais aprofundada do estudo e preparar os alunos para desafios no campo educacional.
A solenidade realizada na Quadra Irmã Maria Adelaide reuniu alunos, professores, coordenadores, supervisão, direção, bem como familiares dos alunos. A premiação contemplou as três primeiras colocações nas séries do 6° Ano do Ensino Fundamental II ao 3° Ano do Ensino Médio, bem como ocorreu em caráter geral para cada disciplina.
Logo após a acolhida das bandeiras do IMH, da Congregação e do Piauí, de Picos e do Brasil, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, que foi seguido pelo pronunciamento da diretora geral da escola, Irmã Ana Tereza Bezerra da Silva.
Pelo incentivo e apoio a realização das Olímpiadas do Conhecimento promovida pela instituição, a Ir. Ana Tereza foi à primeira condecorada com um certificado e um troféu. Em seguida foi à vez das coordenadoras e professores receberam seus certificados e medalhas.
Coordenadores e professores também foram homenageados
Logo após aconteceu a premiação para os pais dos alunos que se destacaram nas Olímpiadas de Matemática e Português. Assim com os alunos, os pais também foram convidados a participar das olímpiadas.
Pais dos alunos que se destacaram nas olímpiadas
A premiação seguiu com a entrega para os alunos contemplados nas olímpiadas. Sempre bem aplaudidos, ao subirem ao pódio os alunos recebiam suas medalhas de seus familiares.
Pais acompanharam premiação dos filhos
A diretora geral do IMH, Irmã Ana Tereza, destacou que o evento pedagógico além de proporcionar a participação dos alunos ainda faz um resgate da aprendizagem.
“Um momento muito rico, onde o Instituto Monsenhor Hipólito oferece para os alunos do 6º ano ao Ensino Médio, e também, para os seus pais, a oportunidade de resgatarem seus conhecimentos através da participação nestas olímpiadas. Este ano bateu o recorde da participação dos pais e de alunos. Agradeço a supervisão, aos coordenadores, professores e colaboradores desta casa de educação que contribuiram significativamente para a realização desse evento. Foi com muita maestria que o IMH mais uma vez realiza um evento com resultados satisfatórios. Existe a classificação, mas o fundamental para nós é a participação dos alunos, todos são primeiro lugares para nós”, ressaltou a Ir. Ana Tereza.
Ir. Ana Tereza, diretora do IMH
Indagada sobre a importância deste reconhecimento para os alunos premiados e qual sentimento pode ficar para cada um, a diretora respondeu: “Um sentimento que vem reforçar o que eles têm como um sonho, que são as conquistas que eles buscam no dia a dia através do saber. Este reconhecimento vem alimentar ainda mais a condição de que são capazes, de que tem toda uma condição na entrega total para o ensino aprendizagem no seu desenvolvimento, das habilidades e sensibilidades. Isso faz com que cada vez mais venha a revigorar o desejo de ter mais força, mais felicidade, mais fé, e consequentemente o sucesso chega a cada um. Acredito que vem alegrar os corações, que vem aquele reconhecimento e sensação da missão cumprida, mas também a continuidade da busca do saber por excelência”, destacou a religiosa.
Falando para a nossa reportagem a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Maria Vitória, que conquistou o 2º lugar em português, expressou sua gratidão. “Eu senti uma gratidão enorme, não só por ter ganhado, mas também por ter participado, que para mim só em participar já ganhei uma grande experiência. Sou grato aos meus professores por ter me passado estes conhecimentos e de certa forma é bom este reconhecimento pelo que você estuda. Um momento muito importante pelo reconhecimento do aluno. Um momento que deve ser sim realizado em todas as áreas”.
Maria Vitória conquistou 2º lugar em português
Também premiado, onde recebeu a medalha de 3º colocado na Olímpiada de Português, o pai de aluno do IMH, Marcos André, não escondeu sua alegria. “É um honra está participando deste momento tão especial que é estas Olímpiadas do Conhecimento, no qual eu fui contemplado com o terceiro lugar na disciplina de Português. É uma honrar dividir este momento de alegria com estes alunos, professores e toda família do Instituto Monsenhor Hipólito. Um momento de inspiração e motivação para todos nós”, finalizou.
Marcos André, pai de aluno e participantes da olímpiada