Domingo, 06 de Outubro de 2024

Prevenção do Câncer de Mama é tema de palestras em São Luís do Piauí

Publicado em 03/05/2017
Por Edson Costa
8959feb77130d5778d3706ad8bb6.jpg
8959feb77130d5778d3706ad8bb6.jpg
A médica Saara Jane proferiu palestra/Antonio Rocha

 

Na noite desta terça-feira (10) a Prefeitura de São Luís do Piauí, através da Secretaria de Saúde, promoveu palestras sobre a prevenção ao Câncer de Mama.  A iniciativa faz parte das ações realizadas na Campanha “Outubro Rosa”. A primeira palestra foi feita pela enfermeira Flayda Isabelle Rodrigues, que abordou os cuidados na prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero. 

“Essa é uma campanha que visa alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do Câncer de Mama e do Câncer de Útero, que infelizmente atinge mais e mata mais a população feminina no mundo. Vamos mostrar as principais medidas de prevenção, os principais fatores de risco, inclusive aqueles que podem ser mudados pelo estilo de vida”, pontou.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Flayda acrescentou ainda que o município está disponibilizando exames de mamografias para as mulheres que tiverem interesse em fazer. A enfermeira frisou ainda os serviços disponibilizados para a Saúde da Mulher no município.



“A Saúde da Mulher no nosso município é muito ativa, a gente tem o Programa de Planejamento Familiar com orientação e entrega de preservativo, anticoncepcional, temos também o pré-natal e o puerpério, que também é bem acessível, a questão do exame preventivo que é ofertado continuadamente, e a mamografia, a gente enfatiza o mês de outubro por que é um movimento mundial, mas a gente está disponível para elas durante todo o ano”, afirmou.

Enfermeira Flayda Isabelle

A segunda palestrante da noite, a radiologista Dra. Saara Jane, especialista em mamografia, reforçou a importância do diagnóstico precoce e lembrou que as mulheres acima dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente e que o Câncer de Mama tem cura e que o melhor remédio é a prevenção.



“A mulher se preocupar em fazer o diagnóstico enquanto a doença ainda está na fase infraclínica, ou seja, quando a doença ainda não é palpável. As chances de cura no estágio inicial são de 95%, chance muito alta, o Câncer de Mama, pode-se dizer que ele tem cura, desde que seja feito o diagnóstico inicial, muito embora, mesmo quando a mulher é diagnosticada em estágio mais avançado ainda há tratamento”, disse.

A primeira-dama do município, Salete Silva, participou do evento e fez um agradecimento especial a equipe da Saúde que mobilizou a população para assistir as palestras. 

Primeira-dama Salete

“Quero aqui agradecer a toda equipe da Saúde, em nome da Secretária Kelsimar Abreu, por que eles mobilizaram, fizeram as visitas domiciliares convidando e a população atendeu, e tivemos um público muito bom e duas palestras maravilhosas. A gente sempre tem algo novo a aprender, e com certeza as mulheres que vieram saíram com algo de novo que venha melhorar o conhecimento delas. A nossa Administração Por mais Desenvolvimento segue trabalhando para dá uma melhor qualidade de vida aos são-luisenses. Agradeço também a todas que vieram e participaram desse momento”, acrescentou. 

Fonte: Antonio Rocha

 

 

 

Comentários