A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos (STTRAM) decidiu estender por mais dez dias a campanha educativa para o tráfego de veículos automotivos na Praça Matias Olímpio. O trajeto, antes utilizado apenas por pedestres, foi aberto com o objetivo de desafogar o trânsito na Rua Coronel Francisco Santos, Travessa Benedito Reinaldo e Praça Justino Luz.
No entanto, mais de um mês de vigência da medida, o trânsito de veículos naquela área ainda é pequeno. Muitos motociclistas ainda estacionam suas motocicletas nas imediações e donos de estabelecimentos comerciais estão ocupando as calçadas com mercadoria, o que obriga os pedestres a irem para o meio da rua,
Esse último detalhe, no entanto, é de competência da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico de Picos (SETDE), que precisa fazer valer o Código de Postura do Município.
A ampliação da campanha educativa não significa, no entanto, que multas não estejam sendo aplicadas pela STTRAM. Os caminhões que foram flagrados estacionados abastecendo lojas durante o dia naquele trecho foram multados, pois já infligindo lei. Os guardas municipais continuam de olho naquele trecho.
No sábado a Praça Matias Olímpio é completamente fechada para o trânsito de veículos e é ocupada apenas pelas barracas da feira livre de verduras.