Sábado, 15 de Novembro de 2025

Servidores do SAMU reivindicam salários atrasados em reunião na prefeitura de Picos

Publicado em 28/04/2017
Por Jailson Dias
233be4cf67a3bf3ca3afdf5f473c.jpg
233be4cf67a3bf3ca3afdf5f473c.jpg
Reunião aconteceu na prefeitura de Picos/Jailson Dias

Alguns servidores do SAMU se reuniram na manhã desta sexta-feira, 06, com representantes da prefeitura de Picos para tratar sobre os dois meses de atraso salarial das categorias que compõe o serviço. A reunião aconteceu no Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder executivo, e foi tratada com o procurador jurídico do município, advogado Maycon Luz.

Ao final, as equipes do SAMU, que pediram para não ter nomes nem imagens expostas, disseram que estavam reivindicando os salários, pois parte da equipe não recebeu agosto e outros nem sequer o mês de julho. Portanto, alguns servidores não recebem há dois meses e outros há três.

Os profissionais buscavam uma previsão de quando receberão, mas ouviram que a administração passa por muitas dificuldades devido as limitações dos recursos federais. A prefeitura estaria pagando contas de programas federais do próprio caixa, o que impedia o gestor municipal de estabelecer uma data para efetuar os pagamentos.

Indagado sobre a possibilidade de uma paralisação ou até mesmo uma greve, os servidores responderam que a ideia tem sido muito discutida com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDSERM). Além do salário atrasado existem ainda outras questões delicadas reivindicadas pelos servidores, como o adicional por insalubridade (pois exercem uma profissão de risco), inexistência de equipamentos de segurança, o mau funcionamento das duas ambulâncias, não há refeições para os plantonistas, dentre outros contratempos.

Cartaz afixado em frente ao SAMU, através do qual os servidores reclamavam do atraso salarial

Para o procurador jurídico, advogado Maycon Luz, a reunião foi produtiva, pois ele teve a possibilidade de falar das dificuldades da administração municipal e prometeu que até segunda-feira, 09, informará aos servidores do SAMU quando receberão seus salários. Ele disse que também analisará a proposta de rotatividade da folha de pagamento, para que as equipes do SAMU não sejam as últimas a receber.

Procurador Maycon Luz

Pelo menos 50 profissionais trabalham no SAMU de Picos, dentre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, motoristas, zeladores. O serviço foi instalado em Picos no ano de 2006 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Comentários