Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025

Prefeitos são recebidos por Rodrigo Maia em Brasília e cobram respostas sobre os repasses do AFM

Publicado em 25/04/2017
Por Edson Costa
f91323f177b4555d0a2647bd72cc.jpg
f91323f177b4555d0a2647bd72cc.jpg
Prefeitos no Congresso Nacional/Via Watzap

Nesta a terça-feira (03/10), a comitiva de prefeitos piauienses esteve acompanhada de lideranças do movimento municipalista no Congresso Nacional para cobrar de parlamentares respostas do Legislativo e do Executivo Federal em relação à crise financeira pela qual passam os Municípios. Entre as pautas, estavam inclusas ações sobre os repasses dos recursos do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM).

Na oportunidade, os gestores foram recebidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se comprometeu em falar com o presidente da República, Michel Temer, sobre o AFM para este ano. “Tenho prazer de pedir ao presidente para fazer o que for possível. Me coloco à disposição dos prefeitos, tenho certeza de que o presidente Temer terá boa vontade para encontrar solução de curto prazo”, disse.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Gil Carlos, destaca o objetivo do movimento. “Estivemos reunidos juntamente com vários prefeitos brasileiros buscando soluções para nossos municípios. Queremos rever o pacto federativo, e o nosso objetivo maior é encontrar soluções para que sejam transferidas aos municípios as condições necessárias dos recursos, para que tenhamos as soluções concretas para os problemas de cada um deles”, afirma.

Gil Carlos, ainda destacou a relevância do movimento. “Foi uma grande mobilização e um passo importante para debater a reforma tributária e ter conhecimento sobre como será realizada a partilha dos recursos, os prefeitos estão motivados, e ressaltamos a importância da comunidade em acompanhar os atos administrativos de perto, para juntos avançarmos e criarmos ações necessárias para o Brasil superar sua crise”, destaca.

Toninho, prefeito de Caridade e presidente da AMVI

Para o prefeito de Caridade do Piauí e atual presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim, Antoniel de Sousa Silva (Toninho), os prefeitos estão fazendo sua parte. “Estamos unidos em busca de tentar amenizar os prejuízos sofridos pelos municípios. Quando os prefeitos resolvem se mobilizar, como nesta viagem, sempre marcamos presença no sentido de juntarmos forças e lutar pelos interesses municipalista”, destacou o gestor.

Entre as matérias prioritárias do movimento, foram destacadas aquelas que abordam parcelamento da dívida dos precatórios, correção do piso de magistério, resíduos sólidos e consórcios. Na ocasião, os gestores também se reuniram com a senadora Regina Sousa.

Participaram também do encontro os prefeitos Edilson Brito, de Vila Nova do Piauí e Barroso Neto, de Santa Cruz do Piauí.

BANCOS POSTAIS

O ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta terça-feira (3) que o fechamento dos bancos postais este ano está suspenso. Segundo ele, foi feito um acordo entre o Banco do Brasil e os Correios para que os custos continuem sendo financiados pelo BB pelo menos nos próximos 4 meses.

Júlio César, Georgiano e o prefeito Toninho durante anúncio do ministro

Durante o anúncio, que foi divulgado nas redes sociais através de um vídeo, estavam presentes os deputados piauienses Júlio César (Federal) e Georgiano Neto (estadual), e o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel  Sousa,  o Toninho. De acordo com Georgiano, o acordo vai evitar o fechamento imediato de 1.900 agências pelo país.

Fonte: APPM

 

Comentários