A Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social promoveu diversas ações de Prevenção ao Suicídio e à Valorização da Vida em alusão a Campanha Setembro Amarelo. As atividades aconteceram de 25 a 28 de setembro, com o objetivo de alertar a população a respeito dessa realidade do suicídio e suas formas de prevenção, e ainda, a importância de dialogar e discutir a cerca desse vetor social que atinge em grande número a sociedade brasileira, inclusive com grandes taxas em nível de Piauí, pois ‘Falar é a Melhor Solução’.
A psicóloga do NASF, Gilka Mary Alves de Sousa e a psicóloga do CRAS, Beatriz da Silva Santos, ministraram palestras e rodas de conversa com os alunos das escolas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio da zona urbana e rural, e também para o grupo da terceira idade, que por questões epidemiológicas são os mais atingidos por esse agravante.
Os profissionais de Educação também trabalharam nas escolas durante o mês, o tema “Eu quero pra mim… Debatendo sobre a Vida, o Sofrimento e a Prevenção ao Suicídio”.
Durantes as palestras foram trabalhados questões como tabus, preconceitos e estereótipos que atravessam a temática do suicídio e dificultam o pedido de ajuda e potencializam o sofrimento de quem apresenta a ideação ou comportamento suicida.
Foi trabalhado ainda estratégias de promoção à vida e prevenção ao suicídio, buscando sensibilizar o púbico alvo sobre riscos e sinais de alerta, ressaltando a importância de falar a qualquer sinal, para que seja possível adquirir cada vez mais novos atos de cuidados e acolhimento para com a pessoa em sofrimento e situação de risco, apostando numa ponte para atenção profissional.
Fonte: cidadesnanet