Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Autoridades e população de Isaías Coelho se mobilizam contra o câncer de mama

Publicado em 24/04/2017
Por Edson Costa
5b22758e6fd921e5a61d95e7f3bf.jpg
5b22758e6fd921e5a61d95e7f3bf.jpg
Prefeito e 1ª dama com demais autoridades na caminhada/Edson Costa

 

Idealizado pela primeira-dama de Isaías Coelho, a enfermeira Maria José, o movimento do “Outubro Rosa” no município contou com uma mobilização especial para chamar a atenção da população no sentido de enfrentar o câncer de mama. Uma caminhada pelas principais ruas da cidade e uma Sessão Solene foram realizadas na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro, com a presença de autoridades municipais e a população em geral.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Saindo de frente ao Hospital Municipal com destino até a sede do Poder Legislativo, os caminhantes chamaram a atenção dos demais moradores da cidade alertando sobre a importância do diagnostico precoce do câncer de mama e as chances de cura quando a doença é descoberta no início.

Caminhada chamou atenção da população

Chegando a Câmara de Vereadores foi realizada uma Sessão Solene de homenagens para as mulheres de Isaías Coelho que já venceram a doença e que ainda estão em tratamento. Durante os discursos foi bastante comentado sobre a necessidade das mulheres estarem atentas e buscarem tratamento médico quando descobrirem algo diferente nos seus corpos.

Sessão Solene fez parta da programação

Durante a sessão foram homenageadas com a placa de “Mulher Guerreira”, a primeira-dama Maria José, que enfrentou e venceu a doença, além das senhoras Maria Celecina (Marieta), Maria de Fátima(Creudinha) e Avanir da Silva Bispo, que também enfrentaram a doença.

Prefeito e secretária de saúde com mulheres homenageadas

Emocionada, a primeira-dama expressou seu sentimento relembrando os momentos vividos durante o seu tratamento, onde segundo ela, o mais difícil foi reconstruir a autoestima. “É muito difícil você ter que parar de trabalhar e já não mais se sentir útil e produtiva, porém tomei algumas atitudes que me ajudaram a reconstruir a autoestima. Posso dizer que terminei meu tratamento mais amadurecida e com a autoestima fortalecida”, destacou.

Primeira-dama se emocionou ao relatar luta contra o cancêr de mama

Maria José lembrou ainda durante entrevista que foi surpreendida com a homenagem feita para sua pessoa, sendo até escolhida como madrinha da mobilização do Outubro Rosa no município. “Inicialmente busquei por meio de uma Sessão Solene homenagear estas mulheres guerreiras, mas não sabia que estava também incluída junto com elas. Receber esta faixa de madrinha foi muito gratificante. Minha intenção é a de unirmos forças para juntos lutarmos contra o câncer de mama em nossa cidade. Deixo a minha mensagem para que as mulheres se amem mais e que ao perceberem algo diferente no corpo que procurem imediatamente tratamento médico”, acrescentou a primeira-dama.

Maria José recebeu faixa de madrinha do evento, pelo incentivo ao movimento

Já o prefeito Francisco Eudes Castelo Brando, que é médico, disse que as chances de cura da doença sendo diagnostica precocemente pode chegar até a 99%. “As chances são enormes quando esta patologia é descoberta no início, mas a paciente não pode descansar, mesmo curada deve continuar fazendo os exames e se consultando com o médico. O mais é dizer que é muito importante às mulheres estarem se tocando, pois tocando nos seus corpos tem grande chance de achar o que está alterado e procurar o serviço de saúde. Deixo o abraço para cada mulher que enfrenta esta patologia e também para aquelas que já conseguiram vencer a doença”, finalizou.

Prefeito destacou importancia do diagnostico precoce

Além do prefeito e da primeira-dama estiveram presentes na mobilização o vice-prefeito Demarzinho, os vereadores Suzivaldo (presidente), José Ailton, Odair José, Francisco Adão, Aline Moura, Francisco Wagner,  Ernanda Lima e Eder Sousa; os secretários municipais Maria do Espirito Santo (assistência social), Marizangela (saúde), Rosa Nair (educação), Edilene Silva (finanças), Arismagno (administração) e Crizangela Campos (agricultura); todos os profissionais de saúde e das demais secretarias municipais; alunos e a população em geral.

Alunos durante caminhada do Outubro Rosa

 

 

Comentários