A Paróquia da Igreja de São Francisco de Assis espera o comparecimento de milhares de fiéis para os festejos em homenagem ao santo que acontece amanhã, quarta-feira, 04 de outubro. Segundo o pároco, Pe. Sebastião Santos, tudo já se encontra organizado para o evento, desde a liturgia, espaço para a missa campal, que será realizada em frente a igreja e segurança. Como a data é feriado municipal, dezenas de caravanas de outros bairros e de muitas cidades da região acorrem para o bairro Junco.
Segundo o Pe. Sebastião a missa começa às 7h00 e se estende por aproximadamente duas horas, encerrando-se às 9h00. Ela será presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz.
O Pe. recomenda aos fiéis que levem garrafas de água mineral e usem roupas e calçados confortáveis, lembrando o calor e inexistência de assentos para tantas pessoas. Para quem for de veículo próprio o Galpão do Armazém Nordeste estará aberto para estacionar automóveis e motocicletas para quem estiver disposto a adquirir uma garrafa de água mineral ao preço de R$ 2,00.
.jpg)
Pe. Sebastião Santos. Foto: ASCOM
Ele lembra que as forças policiais da cidade estarão fazendo a segurança das imediações: Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os guardas da Secretaria de Transporte Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM). Como a Igreja de São Francisco de Assis fica às margens da BR 407, o trecho que vai do balão com a BR 316 até a rua Doroteu Neres, que faz a ligação com duas vias federais, estará interdita e com desvios, para garantir a segurança das pessoas que acompanham a celebração da missa.
O Pe. Sebastião explicou ainda que nesse mês de outubro está sendo comemorado o Mês das Missões, pois além da festa de São Francisco, no próximo dia 12 o Brasil celebrará os 300 anos do surgimento da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do País, das águas do Rio Paraíba, em São Paulo.
Quanto a São Francisco o Pe. Sebastião citou que ele foi o exemplo de um verdadeiro cristão. “Modelo de humildade, simplicidade e despojamento. Assimilou a palavra de Deus e a colocou em prática. Falou e agiu de forma muito parecida com Jesus Cristo”, relatou o sacerdote.
O Santo
Batizado com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone, São Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1182, e faleceu em 03 de outubro de 1226, na mesma cidade e país. Filho de família nobre, desde cedo renunciou aos bens materiais para se dedicar ao cristianismo. A ele são atribuídos milagres e profecias. Durante a sua vida fundou a Ordem dos Frades Menores, existente até hoje.

Outro traço marcante da vida do santo católico são os estigmas em suas mãos e pés, semelhantes a crucificação de Cristo. São Francisco é um dos santos mais reverenciados do Nordeste, onde centenas de cidades lhe rendem homenagens.