O jornalista e professor doutorando Evandro Alberto de Sousa anunciou nesta segunda-feira, 02, que está se afastando da direção da UESPI – Campus Professor Barros Araújo, de Picos, para disputar a vice-reitoria da instituição na chapa do atual reitor, Prof. Dr. Nouga Cardoso. O convite já havia sido realizado há algum tempo, faltando apenas a resposta por parte do diretor que decidiu aceitá-lo.
Natural de Monsenhor Hipólito, Evandro Alberto é mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e cursa o doutorado. Ele fez carreira no ensino superior na cidade de Picos como primeiro professor e coordenador do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da UESPI de Picos e primeiro coordenador do curso de Bacharelado em Jornalismo da Faculdade R.SÁ, tendo sido um dos responsáveis pela montagem do seu conteúdo programático.
Em 2012 ele foi convocado para assumir uma vaga de professor efetivo na UESPI após aprovação em concurso público e em 2014 recebeu o convite do reitor Nouga Cardoso para assumir a direção do Campus local. Durante esse período ele trabalhou pela reestruturação da instituição com a transferência da sua sede no prédio do bairro Junco para o bairro Altamira, conseguindo a estruturação dos laboratórios de diversos cursos.
Em dezembro de 2016 Evandro foi eleito diretor da UESPI com ampla maioria de votos sobre a segunda colocada. Com o seu afastamento do cargo, deve assumir a direção do Campus de Picos a professora Janaína Aragão. A eleição para a reitoria da UESPI acontece no mês de novembro.
Em mensagem nas redes sociais Evandro agradeceu a confiança recebida nos últimos anos. "Obrigado a todos e a todas pela confiança. Procuraremos continuar honrando o carinho de vocês. Professores, coordenadores, técnicos, servidores, discentes, movimento estudantil, família e amigos, vocês ajudaram a construir uma nova história. Muito grato pelo apoio e colaboração. Firmes na fé e na esperança", comentou.