Sábado, 05 de Outubro de 2024

Educação de Patos do PI promove palestra motivacional para alunos que farão a Prova Brasil

Publicado em 17/04/2017
Por Edson Costa
fee029a7daa53f96836067292393.jpg
fee029a7daa53f96836067292393.jpg
Palestrante com alunos de Patos/Odaliana Carvalho

 

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, por meio da Secretaria de Educação promoveu na manhã de quarta-feira, 27, uma palestra motivacional para os estudantes do  município que farão  a Prova Brasil. A palestra aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patos, e foi ministrada pelo palestrante e professor, Dyego de Vasconcelos Feitosa, de Juazeiro do Norte - CE, que em sua palestra conduziu os alunos a momentos de muita empolgação e emoção.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

De forma, dinâmica, divertida, estimulante, motivante e emocionante, o palestrante proporcionou aos alunos reflexões sobre o que cada um quer para o futuro, afirmando que é ele o promotor da aquilo que pretende ser.

“O futuro de vocês tem haver com o que vocês são agora e como  vocês se dedicam hoje, então se a escola teve esse momento, se Secretaria de Educação me chamou aqui, é porque a gente quer dizer que confiamos na capacidade de cada um. O futuro pode ser muito massa ou muito ruim, tudo depende do que são agora. E se ninguém  acreditar em vocês, mesmo desacreditados, não desistam, porque vencer  é nunca desistir”, disse Dyego, sobe aplausos e muita emoção.

Dyego Casconcelos, palestrante

A palestra foi ministrada para os alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental da sede do município e do povoado Cajueiro, que irão fazer a Prova Brasil. Ao todo 168 alunos farão a avaliação, prevista para acontecer no final do mês de outubro.

A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. A Prova Brasil avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola.

Em entrevista, o professor palestrante, Dyego Feitosa agradeceu a secretaria de educação  pela oportunidade. E disse que como professor a um bom tempo na rede pública do Ceará, percebe que todo munícipio tem uma preocupação muito grande com seu resultado.

“A gente fica se perguntando o que podemos fazer para ajudar, uma vez que nosso professor tem uma formação boa e nosso aluno tem capacidade para aprender. Na realidade, na perspectiva, o aluno é que tem problema emocionais, às vezes falta de esperança e de fé nele mesmo e no que ele pode fazer na prova, o que atrapalha o resultado, então é nisso que estamos trabalhando hoje, é tentar vencer essas barreiras emocionais e fazê-lo perceber que ele é capaz sim, de fazer uma prova boa,  não pela nota, mais sim fazer a prova como um projeto de vida, de ver a escola como a essência da jordana dele aqui até a vida adulta e é por isso que eles se emocionam tanto no final, porque é um encontro com ele mesmo”, afirmou.

Por fim, Dyego destacou que conseguiu alcançar o resultado desejado com a palestra. “A gente trabalha utilizando a energia que eles tem, da juventude, do humor, da felicidade de estar junto, para chegar dentro da mente deles e no final percebo que consigo conquistá-los, quando brinco nos extremos da emoção, onde tanto riram, como choram, e se abraçaram e ai a gente  já parece ser amigo de longa data, isso para mim mostra que valeu a pena, que a  semente foi plantada”, finalizou.

Palestrante com secretária municipal de educação

Segundo a secretaria de Educação, Penha Veloso, a ideia de promover a palestra se deu a necessidade de trabalhar e preparar mais os alunos para Prova Brasil. “Estamos preparando mais nossos alunos, porque a gente percebeu que eles estão se dedicam mais para avaliação interna da escola que acontece mensalmente do que essa que vai dar uma soma dos resultados para avaliação do Ideb, eles não veem a importância da avaliação municipal que é a Prova Brasil. Então a palestra foi mais uma estratégia para mostrar que eles podem e que devem se dedicar para essa avaliação, não somente como um resultado  para o município, mais um resultado dele mesmo enquanto estudante”, disse a gestora.

A secretária informou ainda que durante todo o ano os alunos foram acompanhados pela pedagoga Maria Cesar Falcão, onde aconteceram encontros mensais com professores para melhor orientar os estudantes, e que também será realizado um simulado de avaliação com alunos antes da Prova Brasil.

Penha avaliou como positiva a palestra. “Superou todas as nossas expectativas, foi realmente um momento impar, de muita reflexão positivas acerca daquilo que realmente propormos ao palestrante. E o resultado foi excelente, pude ver isso claramente no rosto de cada aluno durante a palestra”, concluiu Penha, afirmando que a gestão tem feito sua parte para proporcionar politicas públicas educacionais de qualidade.

Fonte: Odaliana/cidadesnanet

Comentários