Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025

Prefeitura de Picos anuncia exoneração de 500 servidores

Publicado em 15/04/2017
Por Jailson Dias
3d7159ec1f05d7e068276df408ac.jpg
3d7159ec1f05d7e068276df408ac.jpg
500 servidores estão sendo exonerados/Jailson Dias

A prefeitura de Picos anunciou a exoneração de 500 servidores contratados através de portaria. A informação é da secretária de Governo, Maria Santana, e foi divulgada na tarde desta terça-feira, 26. O prefeito, Pe. Walmir Lima (PT), já havia anunciado em entrevista que as demissões aconteceriam devido ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI) que prevê o emprego apenas de servidores concursados no serviço público municipal.

Maria Santana informou ainda que a saída desses 500 servidores representará uma economia de R$ 600 mil por mês para a gestão municipal, necessária para se ajustar ao orçamento, no entanto, destaca-se que a prefeitura ainda deve convocar mais de 300 concursados aprovados no certame de 2016. A convocação acontecerá apenas no próximo ano.

A exoneração dos servidores contratados através de portaria será efetivada a partir do próximo dia 1° de outubro. Maria Santana informou que a medida atingirá todas as secretarias municipais, e que apenas alguns poucos contratados permanecerão no funcionalismo. “Mas a ideia é que fiquem apenas os concursados”, comentou.

Os servidores a serem exonerados já teriam sido informados. O Pe. Walmir também conversou com os vereadores que formam a sua base aliada na Câmara Municipal para explicar que não havia alternativa. Cada vereador possui várias indicações dentro da administração municipal. Os cargos sempre foram usados como forma de barganha política. Segundo Maria Santana os parlamentares demonstraram entender a situação.

A medida também deve representar um impacto financeiro para o município de Picos como um todo, uma vez que a prefeitura é uma importante fonte de renda. É a primeira vez que um prefeito demite tantos servidores contratados durante a sua gestão. Ações como essa geralmente aconteciam após as eleições.

Será que inexistência de cargos de indicação na prefeitura de Picos pode modificar a forma de fazer política na cidade?

Comentários