A Escola Normal Oficial de Picos (ENOP) está comemorando ao longo de toda essa semana os seus 50 anos de fundação, relembrando a sua contribuição educacional e social para a população de toda a região. As solenidades começaram nesta segunda-feira, 25, com o Hasteamento dos Pavilhões e a Missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.
Amanhã, terça-feira, 26, acontece o Culto de Gratidão a Deus pelos 50 anos da ENOP. Na quarta-feira, 27, será a vez do Momento Solene de Homenagens e a Abertura do Projeto 2017, a partir das 18h00. Na quinta-feira, 28, encerrando a semana será promovido o Sarau: “É preciso saber viver”, a partir das 8h00, onde serão realizadas exposições em sala de aula. Toda programa acontecerá na própria instituição de ensino.
Na manhã desta segunda, 25, Olívia Rufino, entoou o Hino da escola
A diretora da Escola Normal, Ana Paula, durante o seu discurso, agradeceu aos professores que se empenharam pela promoção da semana comemorativa, enfatizando a presença dos ex-alunos que fizeram parte da história da escola. O hino da Escola Normal foi entoado pela professora Olívia Rufino, autora da letra e ex-aluna da escola. Logo em seguida o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios conduziu as bençãos do lugar.
Diretora Ana Paula com professores
Pe. Chiquinho conduziu benção
Depoimentos
O ex-aluno e hoje professor da Escola Normal, José Pacheco, disse estar emocionado por fazer parte da história dessa escola. “Ela possui uma importância muito grande porque está há 50 anos desenvolvendo um bom trabalho para Picos e região”, comentou.
Professor José Pacheco
Uma das primeiras secretárias da história da Normal, Lindalva Sousa, relatou um pouco do seu trabalho, que se iniciou a partir do momento em que fez um curso específico para o trabalho, em 1967. Ela destacou que não contou com indicação política, apesar dos pedidos de alguns mandatários de sua época. “Eu fiquei como auxiliar de secretária até 1972, aí viram que eu estava fazendo o trabalho de secretária”, comentou.
Lindalva Sousa
A coordenadora da Escola Normal frisou que a comemoração é importante devido ao serviço prestado a região de Picos. “A Escola Normal tem muito que comemorar, como nós sabemos ela foi criada com o objetivo de oferecer o curso Pedagógico para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e permaneceu com esse objetivo por quatro décadas. E em 2002 passou a oferecer o Ensino Médio, atendendo as mudanças sociais e educacionais”, explicou.
Coordenadora Márcia Dantas
Equipe da escola
Ex-alunas e funcionárias
Alunos participaram da abertura da comemoração