Neste dia 26 de abril o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é lembrado pela Secretaria de Saúde e pelo programa Hiperdia. Durante amanhã foram realizados atendimentos a populares que passavam pela Praça Josino Ferreira. Segundo a coordenadora municipal do Hiperdia, Ana Paula, a pressão alta é um problema que atinge crianças, adultos e idosos. Em Picos existem mais de 4 mil hipertensos cadastrados no Hiperdia.
Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico é dado apenas por um médico, que indica o melhor tratamento. Dentre os sintomas que podem ser apresentados, estão a tontura, falta de ar, palpitação, náuseas, frequentes dores de cabeça, cansaço, problemas cardíacos e alterações na visão.
O tratamento e acompanhamento da pressão alta são realizados por toda a vida, por isso o médico e a equipe multiprofissional são fundamentais. A mudança de hábitos alimentares, a prática regular de atividade física e a medicação correta, são importantes e não devem ser abandonados.
O Hiperdia é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
Além do cadastro, o Sitema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.