Professor na Faculdade dos Guararapes, no Estado do Pernambuco, Ricardo Francisco da Silva, que recebeu premiações acadêmicas pelas relevantes pesquisas desenvolvidas, proferiu palestra no último domingo (17) no V Salão de Livros do Vale do Guaribas (SALIVAG). O centro da discussão girou em torno da problemática e necessidade da adoção de atitudes inovadoras para transformação do pensamento social.
A palestra intitulada “A Caixa: desafios e perspectivas de pensar fora da caixa” prendeu a atenção do público presente que foi provocado sobre o que é pensar fora da caixa e como é possível agir de tal maneira.
Para o palestrante e professor, Ricardo Francisco da Silva, a vida do homem contemporâneo está atrelada à velocidade da circulação de informações, um mundo frenético que se baseia no ‘online’ e no ‘off-line’.
__ Buscamos provocar as pessoas na construção do conhecimento. Fazer uma demonstração do quanto hoje faz-se necessário literalmente pensar fora da caixa, com atitudes inovadoras para com o ambiente, sociedade e com o mundo. Uma tarefa que nem sempre será facilitada devido as amarras do sistema__ afirmou o palestrante.
Um caminho apontado pelo palestrante para o pensar “fora da caixa” é a construção de um pensamento sustentável que se volte para a geografia local e, não global. Agir com atitudes inovadoras nos ambientes que nos são pertencentes.
Em se tratando da sua participação no V SALIVAG, Ricardo Francisco da Silva falou da felicidade de integrar um evento que desperte os participantes para a importância da leitura.
___ Eventos desse porte são importantes para provocar mudanças no comportamento humano e cultural. Encantou-me perceber desde quinta-feira os portões abertos, pois não é só preparar o evento, mas fazer com que as pessoas sejam instigadas a participar ___, concluiu.
Currículo
Ricardo Francisco da Silva é formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA. Especialista Especialização no Ensino de Geografia – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Desenvolvimento de Processos Ambientais – Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Atua na área de Gestão Ambiental (áreas afins); Ética e responsabilidade socioambiental; Gestão da Inovação tecnológica; Gestão de pessoas; Estratégias de Marketing; Práticas pedagógicas Interdisciplinares (projetos); Projetos Ambientais de campo e Projetos de Responsabilidade Social e Ambiental.