A prefeitura de Picos busca alternativas para utilizar como novo Centro Administrativo, e uma das possibilidades apontadas é a sede da antiga agência do Banco do Estado do Piauí (BEP), localizado na Travessa Francisco da Costa Araújo, centro da cidade. O prédio está fechado desde que o BEP foi vendido para o Banco do Brasil pelo governador Wellington Dias, em 2009.
A busca por um novo ponto para o funcionamento de secretarias e atendimentos a população se deu após a visita do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Erivan Lopes, no último dia 04 de setembro. Na ocasião ele anunciou que o Tribunal de Justiça solicita a devolução do prédio do Centro Administrativo Valdemar Rodrigues Martins, onde funcionava anteriormente o Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros.
A decisão do desembargador pegou o prefeito Pe. Walmir Lima de surpresa, uma vez que havia sido feito um acordo de cessão do Tribunal para administração municipal válida pelos próximos 15 anos.
O procurador jurídico do município, advogado Maycon Luz, declarou que a prefeitura tem buscado outras possibilidades. Uma delas seria a construção de um novo centro administrativo, embora essa obra demande tempo e muito dinheiro. A requisição para devolução do antigo fórum deve ser atendida até o final deste ano, mas o procurador afirmou que o prazo pode ser prorrogado.
O Centro Administrativo Valdemar Rodrigues Martins foi inaugurado pelo Pe. Walmir Lima no ano de 2015, pouco depois de tomar posse como prefeito. Na ocasião argumentou-se que o novo prédio proporcionaria uma economia de R$ 720 mil ao ano com aluguéis, pois as pastas funcionavam em diversos prédios particulares espalhados pela cidade.
O Centro Administrativo Valdemar Rodrigues Martins facilitou a acesso da população há muitos serviços relacionados ao Trânsito, Meio Ambiente, Defesa Civil, Procon, Assistência Social, dentre outros.