Com o objetivo geral de contribuir para a redução da pobreza da população rural do semiárido piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais, iniciou nesta segunda-feira, 18, no município de Caldeirão Grande do Piauí a formação do Projeto ‘Viva o Semiárido’.
Trinta professores participam da formação que acontece no auditório, Maria Alencar, e segue até a próxima sexta-feira, 22. Ao todo o projeto será desenvolvido com 265 alunos, sendo 177 da escola da Francisco José Neto, da localidade Serra dos Pereiros e 88 alunos da escola João Martins de Sousa, da localidade Berlinga.
A solenidade de abertura teve início com apresentação da banda Marcial de Caldeirão Grande, em seguida a aluna Lívia leu uma poesia falando sobre as potencialidades do município. Logo após foi apresentado um documentário sobre a Serra dos Cocos, localidade que deu origem ao município de Caldeirão Grande.
Documentário sobre a Serra dos Cocos foi apresentado
A Serra dos Cocos tem uma área de 14 km de lindas paisagens e contém uma rica biodiversidade, com um valor histórico e cultural de grande importância para população do município, no local existe várias espécies de flora e fauna, e tem como vegetação predominante o coqueiro catolé, que só existe naquela região.
O prefeito de Caldeirão Grande, João Vianney de Sousa Alencar, destacou a importância do município receber a formação. “Dizer de nossa alegria de ver nossos professores ter a oportunidade de receber essa formação, para discutir aquilo que é nosso, uma formação de extrema importância, porque é direcionada a nossa realidade e vai trabalhar as nossas potencialidades, e que esse troca de experiências tenha um retorno, que no dia a dia as informações aqui a serem repassadas sejam colocadas em prática com afinco dentro da educação do campo”, disse o gestor.
Prefeito João Vianney destacou importancia da formação
A coordenadora de Educação do Campo, Mirian Medeiros, disse que a ideia do projeto como um todo é trazer desenvolvimento sustentável. “A ideia é de que se aprenda na escola, e se discuta o desenvolvimento, a produção, mais não qualquer tipo e sim o desenvolvimento sustentável, trabalhando atividades do Projeto Viva Semiárido, que envolve a Educação Contextualizada, que é viés principal do processo”, disse.
Mirian Medeiros, coordenadora da Educação do Campo
A formação é ministradas pela consultora do projeto, Claúdia Alves, que vai capacitar os professores para trabalhar nas escolas do campo a Educação Contextualizada com o Semiárido, de forma que a população rural aprenda a conviver com a seca e lidar da melhor forma com os recursos e riquezas naturais do lugar onde vive.
Claúdia Alves, consultora do projeto
Durante os cinco dias de formação serão trabalhados a educação contextualizada para convivência com o semiárido I, a educação do campo I, a gestão participativa ou democrática e gestão de projeto e projeto político pedagógico.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura, a primeira dama Luciana Carvalho; a supervisora de ensino, Damiana Silva; o presidente da Câmara, Francisco Brito, e ainda, os demais vereadores Marcondes de Sousa, Josefa Maria, Marcondes de Cirilo, Luís Sousa Ênnio da Costa.
Participantes da solenidade de abertura
Fonte: cidadesnanet