Sábado, 15 de Novembro de 2025

Livro que retrata história das Irmãs Cordimarianas é lançado no Salivag

Publicado em 04/04/2017
Por Redação
3b9cd903d19a6dac850ab24c2702.jpg
3b9cd903d19a6dac850ab24c2702.jpg
Irmã Disterro fala sobre o livro/Tico Araújo

 

“Esta obrazinha... pequenina entre as pequeninas, nasceu forte de um pai fraco e miserável, porque a Mãe é forte e poderosa...”. A frase dita pelo Pe. Júlio Maria, fundador da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (FCIM)/ Irmãs Cordimarianas, é um dos elementos resgatados no Livro “Entre Memórias e Sonhos”, de autoria da Irmã picoense Disterro Rocha. Na tarde do último sábado (16), por volta de 17h30min, o referido livro foi lançado no V Salão de Livros do Vale do Guaribas (SALIVAG).

A solenidade de lançamento contou com a presença de familiares e amigos da Irmã Disterro Rocha, da comunidade educativa do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) e das Irmãs Cordimarianas. 

CONFIRA MAIS IMAGENS!

“Entre Memórias e Sonhos” foi escrito em 2016 com o objetivo de ser um dos marcos celebrativos do centenário de fundação da Congregação das Irmãs Cordimarianas. O projeto que reúne texto e ilustrações é uma semente regada por várias mãos e corações, pois contou com a colaboração dos alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora das Graças.

A professora, idealizadora e escritora do Livro, Irmã Disterro Rocha, destacou que foi gratificante percorrer a história Cordimariana de uma forma simples, mas pontuando momentos significativos deste universo evangelizador que se amplia em meio ao campo da Educação.

__ O Livro [Entre Memórias e Sonhos] é uma história escrita por muitas mãos, muitos corações. Esse projeto nasceu de uma reunião do conselho pedagógico do Colégio Nossa Senhora das Graças. Naquela mesma ocasião eu senti o desejo que seria interessante escrever um texto sobre a trajetória Cordimariana, uma intuição que demonstrava a participação das crianças. Com a ideia na minha cabeça, entusiasmada comecei a escrever o texto. Depois de concluído, a história foi contada para 293 alunos que iniciaram o processo de listração ___ explicou a Irmã Disterro Rocha.

O  Livro já foi lançado em várias cidades cearenses e chega ao Piauí, na “Capital do Mel”, terra natal da escritora. Para a Irmã Disterro Rocha o evento lhe trouxe profunda emoção e um sentimento de ansiedade  pela apresentação da obra à comunidade picoense.  

___ É uma alegria imensa está lançando este livro em Picos, durante o V SALIVAG. Percorrendo aquele estádio, vendo a animação daquelas crianças, percebemos que todos respiram cultura, que crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos são convidados a sonhar. Apresentar este livro na minha terra tem um sabor todo especial ___ frisou.

Na ocasião, a escritora do livro ainda assinou dedicatórias nos exemplares adquiridos pelo público. 

A diretora do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), Irmã Ana Teresa, descreveu o lançamento do livro como um momento de alegria para toda a Congregação, eternizado em páginas escritas que agora serão perpetuadas ao longo das gerações.

___ A Irmã Disterro tem o dom da fala, da escrita. Fazer o lançamento do livro no SALIVAG é para nós um momento ímpar, do Instituto Monsenhor Hipólito, para toda a comunidade picoense. Ela vem contar essa história de 100 anos de compromisso, paixão, espiritualidade e misericórdia ___ disse a diretora do IMH.

Comentários