Domingo, 06 de Outubro de 2024

SINDSERM adere aos três dias da Parada Nacional da Educação

Publicado em 13/05/2013
Por Jailson Dias
9405734f04d5beeba48b8b525a72.jpg
9405734f04d5beeba48b8b525a72.jpg
Paralisação se estendeu por três dias/Jailson Dias

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDSERM) aderiu aos três dias da Parada Nacional da Educação e contou com a participação dos servidores efetivos da educação do município de Picos. A programação foi Marcada por assembleias e debates de avaliação da educação no cenário nacional e municipal.

A abertura oficial da greve aconteceu ás 8h do dia 23 de abril (terça-feira), na sede do SINDSERM, ao lado da prefeitura municipal, onde foi realizado um debate sobre o cenário da educação, onde membros do sindicato e professores fizeram uso da palavra expondo os problemas da educação local. Em seguida o professor Elton Arruda, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil fez uma explanação sobre a educação a nível a nível nacional, estadual e municipal.

No segundo dia de paralisação, 24 de abril (quarta-feira),  foi realizado no auditório da Associação Comercial de Picos, uma mesa redonda e debate em assembleia sobre o tema: “Valorização dos Profissionais em Educação: Desafios e Perspectiva”. O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de educação,Padre Walmir de Lima, Elton Arruda, presidente da CTB, vereadora Fátima Sá, Sindicatos da Região de Picos e uma multidão de professores.

Na oportunidade, os sindicalistas aproveitaram a presença do secretário de educação para expor as principais reivindicações e cobrar providências. O secretário por sua vez, ouviu atentamente os sindicalistas e professores e disse que a categoria pode contar com sua ajuda para construir uma educação melhor; e pontuo que tem muitas ideias, projetos e vontade de trabalhar, mas segundo ele a “desgraça” da política muitas vezes atrapalha.

“Eu sou conhecedor das mazelas da educação, sei dos problemas, mas multas vezes me desculpem, a expressão, mas muitas vezes, a “desgraça da política atrapalha o andamento das coisas”, disse. 

No terceiro e último dia de paralisação, na quinta-feira (25), uma multidão de professores se reunirão na Praça Felix Pacheco por volta das 8h da manhã, onde fizeram entrega de panfletos e em seguida saíram em passeata até a sede do Sindicato, passando pelas principais ruas da cidade. Durante a tarde, os professores lotaram o plenário da Câmara de vereadores de Picos, com faixas e cartazes com os motivos da adesão a Parada Nacional da Educação.

A presidente do SINDSERM, professora Edna Maria Rodrigues Moura Rodrigues, destacou a importância do movimento. “Este é um momento em que debatemos e expomos os problemas da categoria em assembleia e ao mesmo tempo informamos a sociedade sobre as nossas dificuldades. As nossas principais reivindicações é sobre melhores condições de trabalho, qualificação dos profissionais, eleição direta para diretores das escolas do município, são essas outras questões que estamos debatendo nesses três dias”, disse a presidente.

ASCOM.

Comentários