Por Paula Monize
Tradicionalmente, a comunidade educativa do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) participa das atividades do Salão de Livros do Vale do Guaribas (SALIVAG) e também organiza um estande para visitação do público. Nesta quinta edição, o estande #éprecisohumanizar conta a história da homenageada do evento literário – a professora Irmã Maria Helena Matias, além de apresentar ao público a metodologia de ensino, tecnologias, entre outras temáticas.
A diretora do IMH, Irmã Ana Tereza, disse que o estande se torna um encontro entre a instituição escolar e visitante, onde este passa a conhecer a história de vida da Irmã Maria Helena Matias no campo da educação.
“Trazemos toda a história da homenageada, fotos através de seus certificados, através dos seus escritos, da sua beleza na arte de educar. Neste ano participamos mais uma vez do circo das letras, nossos alunos estarão aqui em todos os horários tanto participando das palestras, como ministrando oficinas, entre outras atividades. Tem sido muito rica a socialização entre as escolas municipais, estaduais e privadas da nossa cidade, um encontro de alegria” explicou a diretora.
Irmã Ana Tereza, diretora do IMH
Quanto à visitação no estande do IMH, a religiosa manifestou sua alegria pela quantidade de pessoas tanto de Picos como de outras cidades vizinhas que está participando do SALIVAG e que veio visitar o estande. “A comunidade cordimariana, alunos de outras instituições e a população em geral já estiveram conosco”, frisou.
Centenas de pessoas já visitaram o estande desde o início do evento
Com atividades plurais, os alunos do IMH têm ministrado oficinas de Origamis, Braile, Makers, Papel Semente e participado do bate-papo literário.
A aluna do 7° Ano do IMH, Sabrina Araújo, que ministra a oficina de Braile ressaltou a importância das pessoas conhecerem mais sobre a Língua, ou que sejam despertados para este conhecimento.
Aluna Sabrina Araújo
“Estou fazendo uma apresentação sobre a escrita da Língua Braile porque é muito importante esta escrita para as pessoas cegas, é através dela que estas pessoas conhecem o mundo”, destacou a aluna.
O psiquiatra e ex-aluno do IMH, Talles Carvalho, parabenizou a organização do estande #éprecisohumanizar destacando a preocupação que a instituição possui para com o desenvolvimento de um ensino de qualidade.
Psiquiatra Talles (de vermelho) em visita ao estande do IMH
“A professora Irmã Helena deixava bem claro pra gente que tínhamos tempo para tudo, inclusive estudar. A prova disso é quantidade de jovens que participam de um evento desta natureza, provando que a barreira está sendo quebrada. O IMH foi o lugar onde meus pais estudaram, eu estudei e agora minha filha. Um estande como este só demonstra que a qualidade não vem caindo, pelo contrário’’, disse o psiquiatra.
Na tarde deste sábado (16), por volta de 17h30min, ainda ocorrerá o lançamento do livro “Entre Memórias e Sonhos”, escrito pela Irmã Disterro Rocha da Congregação Filhas do Imaculado Coração de Maria.
Já a programação do SALIVAG segue até o domingo com palestras, lançamentos de livros e shows musicais.
Maria José, que é irmã da homenageada e também religiosa, esteve em Picos visitando o estande