Na noite desta quarta-feira (13) foi aberto oficialmente o V Salão de Livros do Vale do Guaribas (SALIVAG). O evento literário e cultural promovido pela Prefeitura de Picos através da Secretaria de Educação homenageia nesta edição a professora Irmã Maria Helena Matias.
Realizado no Estádio Senador Helvídeo Nunes de Barros, o V SALIVAG conta com cinco dias de uma intensa programação que inclui bate-papo literário, feira de livros, palestras, shows culturais, dentre outras atividades.
A solenidade de abertura reuniu dezenas de expectadores, entre eles, familiares da Irmã Maria Helena Matias, o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT), prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), as Filhas do Sagrado Coração Imaculado de Maria/ Irmãs Cordimarianas, secretários municipais, vereadores, educadores, estudantes e membros da sociedade civil organizada.
Formação da mesa de honra
O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT) destacou que a abertura do V SALIVAG é a concretização de meses de trabalho e planejamento. A expectativa segundo ele é reunir um maior número de pessoas nesta edição do evento.
__ Estamos iniciando hoje um trabalho preparado com muito carinho, dedicação, onde foi analisado bem a programação. Trouxemos para esta edição nomes que estão incluídos em eventos de outros estados, mas o que tem nos motivado são os comentários positivos, além do número esgotado de inscritos demonstrando a grandiosidade do evento __, disse o prefeito.
Prefeito Padre Walmir
A diretora do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), Irmã Ana Teresa Cunha, enfatizou o papel transformador da professora Maria Helena Matias a frente da educação picoense. A homenageada no V SALIVAG dedicou mais de três décadas da sua vida ao ato de lecionar, uma atividade a qual ela exercia com amor e benevolência.
__ A Irmã Maria Helena Matias ela tem um legado de uma forma precisa na Educação que se eterniza. Ela dentro da sua formação religiosa, acadêmica, ela fez um espaço da educação sagrado, onde durante 33 anos no Instituto Monsenhor Hipólito educando gerações com amor. Dedicação total para a formação do cidadão, não só no aspecto acadêmico, mas para a vida __, frisou a Irmã Ana Tereza Bezerra, diretora do IMH.
Irmã Ana Tereza
Nos seus 87 anos, a Irmã Maria José Matias, foi uma das presenças marcantes do V SALIVAG. Irmã da homenageada no evento literário, Maria José, que é também religiosa falou do amor que Maria Helena tinha pelo povo de Picos. __ Me sinto muito sensibilizada e vejo também uma grande gratidão do povo de Picos à Maria Helena. Eu vejo que o povo de Picos realmente reconheceu a missão dela aqui no município, ela gostava, amava esse povo __ afirmou a Irmã Maria José Matias. Irmã Maria José Matias Programação da noite de abertura Aos participantes da solenidade de abertura foi apresentada a Biografia de Irmã Maria Helena Matias pela Irmã Desterro, rememorando sua passagem pela cidade de Picos. Irmã Desterro Após o encerramento da solenidade, a Banda Yvis de Pedro II animou a noite. Homenagens Muitas foram as homenagens rendidas à memória da Irmã Maria Helena Matias, ressaltando sua contribuição a educação de Picos que emocionaram o público presente, em sua maioria ex-alunos da educadora. Uma delas foi protagonizada pela aluna do IMH, Juliana Gurgel, que ocupa a cadeira da Irmã Maria Helena Matias na Academia de Letras Escolar Infanto Juvenil do Instituto. Outra homenagem partiu da direção da Escola Normal de Picos, local por onde Maria Helena também lecionou. Na ocasião e em sinal de gratidão, a direção do IMH e as Filhas do Sagrado Coração Imaculado de Maria entregaram uma comenda de honra ao prefeito de Picos, Padre Walmir Lima e a secretária de Educação, Rosilene Monteiro. Irmãs Cordimarianas prestigiaram momento de homenagem