Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Bach anuncia Paris e Los Angeles como sedes olímpicas e celebra acordo

Publicado em 29/03/2017
Por Redação
f07c5b80c3b6252a5b5c0cd7625b.jpg
f07c5b80c3b6252a5b5c0cd7625b.jpg
Thomas Bach confirma Paris e Los Angeles como sedes olímpicas de 2024 e 2028 e festeja acordo em Congresso em Lima/Reprodução

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou oficialmente nesta quarta-feira, no primeiro dia do seu Congresso em Lima, no Peru, o que o mundo já sabia há algum tempo: Paris será a sede dos Jogos em 2024, e Los Angeles ficará com a competição em 2028. O chamado acordo tripartite foi assinado pelas cidades e pela entidade que, para fechar o tratado, deu uma compensação aos americanos – que também queriam inicialmente a disputa em 2024 - de US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 5,76 bilhões) para a organização da competição.

O discurso é de cooperação mútua e desafios comuns, de usar a demonstração das cidades como trampolim para uma nova era de candidaturas e o caminho para um novo formato menos vulnerável à corrupção.


- Há algumas semanas, vocês, membros do COI, deram luz verde ao Comitê Executivo para concluir o acordo tripartite. Com as candidaturas de Paris e Los Angeles, temos uma oportunidade histórica. Duas cidades com grande história olímpica e que promoverão o espírito olímpico de uma forma fantástica. Gostaria de agradecer por isso. É difícil imaginar uma situação melhor. Assegurar a estabilidade dos Jogos pelos próximos 11 anos. Então é um prazer anunciar hoje que o acordo foi atingido. Hoje é a oportunidade para as duas cidades de apresentar seus projetos ao mundo. Vocês também ouvirão um relatório da comissão de avaliação. Vocês, os membros do COI, já tiveram o privilégio de observar as apresentações. Isso é, em acordo com as duas cidades, que todas as suas questões foram respondidas. Então a sessão se focará no acordo tripartite - discursou Bach.

O co-presidente do comitê de candidatura de Paris, Bernard Lapasset, enxergou no acordo entre as cidades um novo caminho para as candidaturas futuras:
- Tenho certeza disso, é uma nova maneira e visão. Temos transparência e a candidatura é um ponto muito importante. Temos de trabalhar juntos. Abrir completamente para os países membros do COI e compartilhar a visão, os comentários, o papel que temos com o futuro e os valores que temos de defender. Tenho certeza de que o processo e a visão do presidente Thomas Bach são bons. Abrir a discussão é muito importante. Todo o sistema de candidatura tem que mudar. Thomas Bach está aberto a isso.
O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, também comemorou o acordo com Paris:
- Amamos a ideia de colaboração nos próximos sete anos para, quatro anos depois, trazermos os Jogos de volta para nossa casa. Não poderíamos estar mais empolgados aqui em Lima para, aos olhos do mundo, fazer isso acontecer. A Olimpíada inspira mais do que competição, inspira um caminho para trabalhar juntos para vencer nossos desafios mais difíceis.


Antes das apresentações de Paris e Los Angeles, também foi ouvido o relatório do vice-presidente John Coates sobre os andamentos dos trabalhos para a Olimpíada de Tóquio, em 2020. No início da sessão também foi aprovada a minuta do último Congresso, realizado no Rio de Janeiro.

FONTE: Globo Esporte

Comentários