Equipamentos do 3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3° BEC) estão sendo mobilizados para apoiar uma operação de emergência na BR-163 no estado do Pará, que será asfaltada pelo Governo Federal para garantir o trânsito de veículos, em especial caminhões. Segundo o comandante do batalhão, o tenente-coronel Marcos Bastos Lopes, esse trecho é importante para o escoamento da produção agrícola do Pará e do Mato Grosso.
“Nós vamos fazer o transporte de equipamentos e máquinas para lá, mas o Exército brasileiro está mobilizando efetivos do 8° Batalhão de Construção de Santarém (PA) para executar essa obra na BR-163”, explicou.
Além desse trabalho de emergência no Pará no qual o 3° BEC dará apoio logístico, o batalhão trabalha desde 2006 no município de Floresta – PE, nas obras de transposição de parte das águas do Rio São Francisco, onde está sediada uma Companhia Destacada com 150 soldados. Mesmo com tanto trabalho em outros estados o efetivo do batalhão é de 722 militares.
O coronel informou que ainda não há previsão da realização de obras na região de Picos pelo 3° BEC, a principal parceria do batalhão nesse momento se dá com o Ministério da Integração Nacional na já mencionada transposição do São Francisco.
Há pelo menos 10 anos o 3° BEC não realiza uma obra na cidade de Picos. Segundo o tenente-coronel Marcos Bastos as obras realizadas pelo Exército brasileiro no Piauí atualmente estão sob a responsabilidade do 2° BEC, sediado em Teresina, que estava sem empreendimentos. “Devido a esse nosso emprego permanente na obra de integração no São Francisco, não temos atendido obras de convênio com o Governo do Piauí”, explicou o militar.
Dentre as grandes realizações do 3° BEC na região de Picos destaca-se a construção da barragem de Bocaina, concluída no ano de 1986.