Sábado, 15 de Novembro de 2025

Projeto Valorizar promove a sua oitava edição e avalia resultados

Publicado em 28/03/2017
Por Jailson Dias
dd60c88406003e8a5fb318c6c530.jpg
dd60c88406003e8a5fb318c6c530.jpg
Projeto Valorizar/Jailson Dias

O Projeto Valorizar da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico de Picos (SETDE) promoveu a sua oitava edição na primeira semana de setembro. Lançado no mês de fevereiro, o projeto tem por objetivo divulgar obras de arte, artesanato, peças de crochê e costura dos artistas locais. A mostra, oportunidade em que também são realizadas as vendas, acontece sempre no Centro Administrativo Valdemar Rodrigues Martins, localizado na Av. Getúlio Vargas, nos horários das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 15h00.

A agente de desenvolvimento da SETDE, Ana Débora de Sousa Martins, informou que o projeto tem sido satisfatório, pois os artistas conseguem comercializar a sua produção. Os resultados são atestados pela procura dos artistas para participar do projeto. “Foi inaugurado com 30 artesãos e hoje tem mais de 100 cadastrados”, comentou.

Os preços das peças de arte são definidos pelos próprios artistas e os valores variam de acordo com fatores como tamanho, material utilizado na produção, complexidade, trabalho. Algumas peças podem ser adquiridas por R$ 20,00, enquanto grandes quadros, a maioria retratando paisagens sertanejas que nos são bem conhecidas, podem custar até R$ 500,00. Ao final de cada semana do projeto os artistas informam a secretaria sobre os produtos vendidos e as encomendas. Estas geralmente superam a comercialização ao longo da semana.

Ana Débora

Para garantir que os empreendedores consigam comercializar o seu trabalho de forma eficiente, Ana Débora informou que já foram realizadas palestras sobre empreendedorismo, além de oficinas sobre vendas. “Tudo para que eles possam entrar no mercado de trabalho e o nosso objetivo é que saiam da informalidade”, frisou.

Ana Débora que também coordena a Sala do Empreendedor informou que a partir do momento em que o pequeno comerciante se regulariza, nesse caso, os artistas, também tem acesso aos benefícios legais, como aposentadoria por idade, salário maternidade, auxilio reclusão, pensão por morte.

A artesã Francisca Maria de Sousa, que produz peças de crochê, como saída de praia, biquínis, maiôs, vestidos, roupas infantis, explicou a nossa equipe que a quantidade das vendas varia de acordo com o mês, às vezes com mais ou menos saída. Em agosto ela relatou que o volume das vendas foi maior do que agora em setembro. Além do Centro Administrativo ela informou que comercializa as peças em casa que são divulgadas através da “fanpage” do Facebook: Crochê Por Um Fio. 

Francisca Maria de Sousa

Comentários