A terceirização no serviço de iluminação pública da cidade ainda não foi bem recebida pelos vereadores. Na sessão ordinária realizada na tarde da última quarta-feira, 06, na Câmara Municipal, os edis pediram que a Empresa Obras Tec, responsável pelo serviço, disponibilizasse um número de telefone 0800 para que a população possa entrar em contato e fazer as solicitações necessárias, como instalação de lâmpadas e reparos em postes.
O pedido partiu inicialmente da vereadora Creusa Nunes (PMDB), que integra a base aliada da prefeitura, e disse ter sido procurada por pessoas se queixando quanto a iluminação pública dos bairros onde vivem. Ela destacou que adotar um número 0800 será mais fácil para que a população possa fazer contato e solicitar os serviços de que necessita.
A fala da vereadora Creusa Nunes foi endossada pelos vereadores da oposição, Afonso Guimarães, o Afonsinho (PP), e Toinho de Chicá (PP), que criticaram a terceirização daqueles que consideravam o melhor serviço prestado pela prefeitura de Picos.
O antigo responsável por esse setor, Ramon Alves, foi por diversas vezes elogiado na Câmara por todos os parlamentares, de forma que era quase um consenso que o serviço vinha sendo bem realizado. Afonsinho também criticou o fato da terceirização ter sido realizada sem divulgação, surpreendendo a todos quando de sua realização.
Falando pela prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Victor (PMDB), pediu que fosse dado um prazo para que a empresa se adeque a demanda, pois ele acredita que o serviço será melhorado em breve.
Motivos
O gestor do Fundo Municipal de Iluminação Pública (FUMIP), Rômulo Costa, informou em entrevista anterior concedida ao Folha Atual que a terceirização já vinha sendo estudada pela prefeitura desde o início do ano como forma de melhorar o serviço. O contrato com a empresa Obras Tec foi assinado no dia 15 de julho e se estenderá até 31 de dezembro, tempo em que a qualidade do serviço será analisada para decidir se vão manter a parceria.