Sábado, 15 de Novembro de 2025

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Picos realiza nova demarcação na feira de verduras

Publicado em 27/03/2017
Por Jailson Dias
5294f94b08b550d1669fa43bc8ea.jpg
5294f94b08b550d1669fa43bc8ea.jpg
Nova demarcação da praça/Jailson Dias

A Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico de Picos (SETDE) realizou no domingo e na segunda-feira (10 e 11) uma nova demarcação na Praça Matias Olímpio, onde funciona a feira de frutas e verduras da cidade. Segundo o titular da pasta, Iata Ânderson, com a medida cada feirante ocupará apenas o espaço que lhe foi originalmente destinado, além da abertura de quatro becos para o trânsito de pedestres.

A demarcação foi necessária após a determinação do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), de que automóveis e motocicletas pudessem transitar ao lado da Praça Matias Olímpio, objetivando reduzir o fluxo de veículos na Trav. Benedito Reinaldo.

Segundo o secretário os feirantes aceitaram e entenderam a nova demarcação, que limita cada barraca aos tamanhos padrão de 2,5m x 2 ou 2 x 4, como está previsto no Código de Postura do Município. “Isso vai acomodar a todos e criar vários espaços de circulação”, declarou Iata Ânderson.

Ao todo a Praça Matias Olímpio comporta 140 barracas entre a segunda e a sexta-feira, no sábado é acrescida mais 148 bancas dos feirantes que vem a Picos apenas nesse dia específico, considerado de maior movimento. Atualmente quase toda a Rua Pe. Madeira é ocupada pelos pequenos comerciantes de frutas e verduras no final de semana.

Nossa equipe esteve na Praça Matias Olímpio conversando com alguns feirantes sobre o que estão achando da nova demarcação e da abertura da rua para o trânsito de veículos. A opinião geral foi de aprovação, embora alguns tenham demonstrado preocupação quanto ao momento em que vão descarregar a mercadoria para ser comercializada.

Como não será mais permitida a parada e estacionamento de veículos ao lado da praça, o ponto para descarregar a mercadoria teria ficado distante. Todas as frutas e verduras vendidas em Picos provêm de Juazeiro da Bahia.

Quanto a esse assunto Iata disse que precisará do apoio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM) para localizar um ponto que seja favorável a todos. “O fato é que temos uma rua que pode ser usada em algum período do dia para que haja embarque e desembarque de mercadoria”, comentou.

 

Comentários