Com a presença de representantes da Polícia Militar do Piauí, autoridades municipais, alunos e a sociedade em geral, foi realizada no final da tarde desta segunda-feira, 04 de setembro, a Solenidade de Implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), no município de Caridade do Piauí. O programa será desenvolvido nas escolas municipais e no final os alunos participarão de uma formatura e receberão seus certificados, ocasião em que também farão um juramento comprometendo-se a dizer não às drogas e a violência.
“Resolvermos aderir a este programa por entendermos de ser de suma importância para nossa sociedade, uma vez que todos nós vivemos um descompasso muito grande devido ao uso de entorpecentes. Preocupado com esta realidade buscamos conhecer o programa e descobrimos que é um programa que vem dando certo no país, onde trata da conscientização das crianças. Esperamos que com a implantação do PROERD as pessoas se sintam mais seguras e possam ter um futuro mais seguro para seus filhos”, destacou o prefeito Antoniel de Sousa (Toninho).
Toninho, prefeito de Caridade do Piauí
A solenidade teve início com a execução dos hinos Nacional e do Estado do Piauí entoados pela Banda Marcial da Escola Antônio dos Santos e em seguida foi feita a Leitura do Histórico do PROERD.
Momento de entoação dos hinos Nacional e do Estado
Dando continuidade à criança Lavinia, ex-aluna do PROERD, realizou a entrega da Bandeira do Programa para o prefeito Toninho, simbolizando assim, a parceria firmada entre a Prefeitura e a Polícia Militar. A primeira-dama do município, Tatiana Danuse, recebeu ainda uma camiseta do programa em reconhecimento pelo apoio dispensado na implantação do programa. A solenidade foi encerrada com as palavras das autoridades, apresentação da música do PROERD e seção de fotos das turmas das unidades escolares que irão participar do programa no município.
Ex-aluna do PROERD faz entrega de bandeira para o pefeito
Primeira-dama recebe camiseta do programa durante solenidade
Representado a Coordenação Estadual do Programa, a capitã PM Rozileide Emília, falou sobre a metodologia de trabalho que será implantado no município. “Hoje Caridade se encontra em festa com a implantação deste programa que é sucesso neste país e no estado. O PROERD acontece sobre três pilares, sendo a família, a escola e a Polícia Militar. Um programa educacional que capacita às crianças da educação infantil até séries do Ensino Fundamental e aqui em Caridade será coordenado por mim e pela SD PM Sueane. O PROERD visa que nossas crianças identifiquem as possíveis formas de perigo, a terem segurança pessoal dizendo sempre não às drogas, a tomarem decisões seguras e não agirem com violencia”, destacou.
Capitã Rozileide explanou sobre o PROERD
Durante entrevista o comandante do 20º BPM, sediado em Paulistana e responsável pela implantação do programa no município, Major Felipe, ressaltou importância do programa. “O PROERD almeja promover uma política de prevenção, que na formação da personalidade desta criança ela seja capacitada para dizer não ao convite das drogas, que na maioria das vezes chega pro meio de uma influência, de um colega ou um problema familiar ou psíquico. Com certeza a população deste município só tem a ganhar com a implantação deste programa”, disse.
Major Felipe, comandante do 20º BPM
Já o secretário municipal de educação, Aldo César, parabenizou o prefeito Toninho pela adesão ao programa e lembrou que o PROERD só vai fortalecer a educação do município e da educação do município. “Está de parabéns a atual gestão pela decisão de aderir a este programa que busca prevenir nossas crianças deste grande mal que são as drogas”, disse o secretário.
Aldo César, secretário de educação de Caridade
Além do prefeito, das autoridades policiais e do secretário de educação estiveram presentes também o vice-prefeito Nalvim, vereadores, secretários municipais, o pastor Libánio Sério, coordenadores, diretores, professores, alunos e pais de alunos, e ainda, a comunidade em geral.
Autoridades presentes na solenidade