Sábado, 15 de Novembro de 2025

Prefeitura de Picos homenageia servidor da SEFAZ nomeando rua com seu nome

Publicado em 21/03/2017
Por Jailson Dias
19305aa788c58843e812d63bf671.jpg
19305aa788c58843e812d63bf671.jpg
Rua Raimundo Acácio/Folha Atual

Através da Lei. 2772/2017 o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, deu o nome de Raimundo Acácio a antiga Rua Projetada n° I, que tem início na Av. Anísio da Luz, passando ao lado da Praça Radialista Tantonho Silva, no bairro Ipueiras. A rua cruza o loteamento Parque Bela Vista, estendendo-se até a Rua Projetada VI.

A lei que homenageou o servidor da Secretaria de Fazenda do Piauí (SEFAZ), Raimundo Acácio Costa Torres, passou a vigorar no dia 1° de agosto. Através dela a prefeitura de Picos se responsabilizou pela disponibilização das placas, já afixadas, identificando a rua, além de informar os órgãos competentes pelo oferecimento de serviços essenciais aos seus moradores: AGESPISA, Eletrobrás, Correios, Oi.

A homenagem a Raimundo Acácio foi considerada justa pelos vereadores e pelo prefeito devido a sua vida de dedicação a cidade de Picos, onde nasceu, cresceu, casou, teve filhos e onde sempre trabalhou até o seu último dia.

Biografia de Raimundo Acácio

RAIMUNDO ACACIO COSTA TORRES, nascido em 22 de julho de 1954, Natural de Picos-PI, primogênito do casal Raimundo Torres de Sa e Maria Costa Torres, tendo irmãos Romildo Wilson Costa Torres, Maria dos Remédios Costa Torres,(viúvo), seu pai contraiu núpcias com Maria da Conceição Santos Torres, passando ater mais quatro irmãos, Rosangela Maria Santos Torres Dantas, Ramira  Maria Santos Torres do Nascimento, Romulo Santos Torres e Ranieri Santos Torres.

A pós contrair núpcias com Maria da Conceição Santos Torres, Raimundo Acácio, e Romildo Wilson, passaram a morar com sua Avó, Perpetua do Socorro Costa, e sua tia Expedita Alves Costa Albano, por quem foram criados, influenciando diretamente na sua formação moral e ética.

Viveu sua infância por entre os mimos de sua avó, brincando e estudando, tendo ritmo de vida como as demais crianças, ao lado de seu irmão Romildo, sempre agindo como defensor do mesmo, juntos com os demais colegas em brincadeiras diversas.

Sua vida estudantil iniciou-se em 1961 aos sete anos de idade no Instituto Monsenhor Hipólito, onde cursou as primeiras serias, sendo em seguida  para o colégio Ozildo  Albano, iniciou-se o primário em 1967, aos 12 anos de idade, ingressou a o primário na primeira serie no colégio Marcos Parente, colando grau ao termino desta modalidade escolar 1970, aos 16 anos, o jovem Acácio sempre foi amante dos livros , leitor voraz e dedicado, tornou-se mais tarde um adulto de muita sabedoria e conhecimento.

Em 1970, Raimundo Acácio, além de estudar, começou a trabalhar de modo informal na prefeitura de Picos, na gestão de prefeito Antônio de Barros Araújo, em plena adolescência, em 1971, ele iniciou seus estudos na primeira serie cientifico, no colégio Marcos Parente, turno noite. Pois neste mesmo ano, durante o dia, começou a trabalhar na SEFAZ secretaria estadual da Fazenda do Estado do Piauí, ocupando o cargo de Agente Auxiliar Fiscal Tributos, em  cursou 1972, cursou o segundo ano cientifico estagnando sua vida escolar, regressando aos estudos para concluir, o ensino médio em 1991, quase dezenove anos depois.

Continuando seu trabalho na (SEFAZ) no ano de 1974 recebeu o termo de posse para exercício do cargo Agente Tributários Estadual, dentro da SEFAZ fez muitos amigos, sendo referencia em seu oficio e querido por todos, cumpriu seu contexto laboral sem nenhum desafeto.

Em 2002, após ser aprovado no vestibular da (UESPI) Universidade Estadual do Piauí, campos de Simões,  onde cursou Licenciaturas em Letras/português. Foi diplomado em 04 de Abril de 2006.

Em 17 de abril de 2005 concluiu o curso em formação Fazendária, vindo anos depois ocupar o cargo, vindo ocupar o cargo de Auditor Auxiliar de Fiscal, função esta que exerceu até fevereiro de 2016, quando foi entregue o último relatório de suas atividades.

Em 23 de setembro de 1980, Raimundo Acácio, contraiu núpcias com Hidelvita Bandeira Bomfim. Desta união nasceram Raimundo Acácio Costa Torres Filho, e Rossana Crystina Bonfim Torres. Pai dedicado e carinhoso, desde cedo tentou passar aos seus filhos seus valores de bondade, humildade e ética para todos em qualquer circunstancias.  Dezesseis anos depois, em 07 de Outubro de 1996, sua esposa veio a óbito.    

No ano de 1997, Raimundo Acacio, refez sua vida de amor e coração unindo-se a Maria Barbosa de Lima Costa Torres, pessoa centrada, companheira e cuidadosa, o qual Raimundo Acácio, abraçou como filho legitimo e do coração GUSTAVO BRENNO BARBOSA DE LIMA , em 2009, oficializaram esta união em 19 de novembro de 2009.

Raimundo Acácio teve a felicidade de abraçar seus netos: Raimundo Acácio Costa Torres Neto, Emanuelle  Melo Torres, e Cassio Melo Torres, filho do Primogénito.

Aos 61 anos de idade, ainda em atividade na secretaria da fazenda do Estado do Piauí e gozando das alegrias familiares e amigos, Raimundo Acacio Costa Torres, deixou nosso plano físico, vindo a óbito em Teresina-PI, em 10 de julho de 2016, sendo sepultado onde nasceu e cresceu, sempre apaixonado por sua cidade, Picos-Pi

Diariamente é lembrado por familiares e amigos por suas características: seu otimismo, sua alegria, amizade e bondade para com todos que dele precisassem. Fez muitos amigos ao longo dos anos maravilhosos em que viveu, trazendo muita felicidade a todos que tiveram o prazer de sua companhia. Raimundo Acácio Costa Torres na esta mais conosco, porém continua vivo dentro de cada um, dessa forma suas mensagens de otimismo e alegria continuam se perpetuando através das ações dos seus e de seu legado com mundo.

A biografia foi elaborada pelos familiares

Comentários