O tradicional desfile do 7 de Setembro em Picos este ano contará com igual número de participantes dos anos anteriores. Pelo menos 42 instituições passarão diante da população picoense que costuma prestigiar o evento cívico em alusão a independência do Brasil de Portugal. Além dos soldados do 3° BEC, escolas, secretarias municipais, Polícia Militar, Bombeiros, devem desfilar.
O 7 de Setembro está sob organização da Secretaria de Cultura, chefiada por Marília Bezerra, mas a coordenação do evento cabe a servidora da pasta, Joana Darc. Ela informou que a novidade para este ano é a participação dos ciclistas e grupos culturais. “Este ano temos o tema: Picos, sua gente e seus encantos”.
Como nos anos anteriores o desfile terá início às 7h00 com o hasteamento da bandeira do Brasil na Praça Josino Ferreira, em frente ao museu Ozildo Albano. Em seguida o prefeito da cidade, Pe. Walmir Lima, o comandante do 3° BEC, tenente-coronel Marcos Bastos Lopes e o comandante do 4° BPM, tenente-coronel Viana, passarão em revista às tropas.
Os civis fazem a abertura do desfile, seguidos pelo militares, que encerram com a passagem da Cavalaria da Polícia Militar.
Quanto ao trajeto, este também será o mesmo dos anos anteriores. A concentração acontece na Av. Nossa Senhora de Fátima, enquanto as arquibancadas são montadas na Rua Coronel Francisco Santos, ao lado da Praça Josino Ferreira, trecho principal, encerrando-se na Praça Justino Luz.
Durante décadas o desfile do 7 de Setembro em Picos foi realizado na Av. Getúlio Vargas.