O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) desenvolve desde 2016 o Projeto “Gêneros Textuais - Uma forma de Interpretar a Realidade”. Idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Irlane Veloso, e desenvolvido pelo corpo docente de Linguagens, o projeto em sua segunda edição encontra-se na fase de fundamentação teórica e apresentação prática.
Durante todo o ano, os alunos do Ensino Fundamental II conheceram de forma profunda e particular os Gêneros Textuais. Posteriormente produziram paródias, textos jornalísticos, anúncios publicitários, dentre outras atividades, que serão dramatizadas e apresentadas à comunidade escolar nesta semana que se inicia.
Apresentação de paródias pelos alunos do 7° Ano
O projeto “Gêneros Textuais - Uma forma de Interpretar a Realidade” tem como principal objetivo proporcionar aos alunos o reconhecimento dos gêneros textuais da Língua Portuguesa, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, bem como suas habilidades linguísticas.
A professora de Língua Portuguesa, Irlane Veloso, explicou a metodologia de desenvolvimento do projeto educacional que tem trazido saldos relevantes na aprendizagem dos alunos. Segundo ela, estudantes que possuem dificuldades na disciplina tem alcançado ótimos resultados no desenvolvimento das atividades.
___ Nós já fizemos o reconto de histórias literárias em sala de aula e agora iniciamos com a parte da teoria, onde os alunos fizeram produções de texto, reconto de lendas que serão apresentadas em forma de teatro, criaram anúncios publicitários, gravaram comerciais. Também fizemos a literatura de cordel, xilogravuras ___, pontuou a professora.
Profesora Irlane Veloso
A aluna do 7° Ano C, Maria Lúcia Valença, frisou que o projeto de linguagens sobre os gêneros textuais proporciona momentos de interação entre a turma, além de desenvolver potencialidades na escrita, leitura, oralidade e nas artes.
___ Nossa turma ficou responsável pela produção da paródia. Foi uma experiência muito legal, pois interpretamos a realidade, aprendendo a valorizar todas as artes ___, destacou a aluna.
Maria Lúcia Valença
Gêneros Textuais foram trabalhados por série
6° ANO – Lendas, Anúncios Publicitários e Fábulas;
7° ANO – Paródias, Textos Jornalísticos e Literatura de Cordel;
8° ANO e 9° ANO – Crônica e Relato.
A proposta é que ao final do ano, os textos produzidos serão selecionados para a confecção de um livro digital.