Para o diretor da UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos, Prof. Dr. Gleison Monteiro, a posse dos seis novos professores para o curso local de Medicina representa a consolidação dessa graduação que foi arduamente esperada e cobrada pela população picoense. A posse dos docentes aconteceu na manhã da quinta-feira, 31, em Teresina. Todos são efetivos e ingressaram na instituição através de concurso público.
“A chegada desses professores representa a consolidação do Curso de Medicina na macrorregião e internamente o fortalecimento do ensino, da pesquisa e a organização efetiva das linhas de estudos, pois o concurso selecionou professores de acordo com suas especialidades médicas. Na prática isso significa o zelo pela qualidade do ensino”, comentou o diretor.
Com os seis novos docentes o Curso de Medicina da UFPI de Picos passa a contar com 14 professores efetivos.
No momento existem duas turmas de 30 alunos cada cursando Medicina em Picos. A primeira ingressou na universidade no segundo semestres de 2017, e já está, portanto, no terceiro período. A outra chegou a UFPI nesse semestre, sendo constituída de calouros.

Em recente entrevista ao Folha Atual Gleison informou que ao acadêmicos de Medicina da UFPI de Picos terão campo para estagiar, pois o número de alunos é pequeno e há convênios firmados com o Estado e o Município. A atual coordenadora do curso, médica Patrícia Santos, também é diretora do Hospital Regional Justino Luz (HRJL).
Relação dos novos professores:
Carmem Lais Gervásio Fonseca Alves;
Renato Mendes dos Santos
Melquisedetec Abiare Dantas de Santana
Nadjla Andreya Alves Gonçalves Macedo Cipriano
Indhevysk Dantas de Carvalho Bonfim
Leonardo Fonseca Maia