Após a passagem de meses com temperaturas mais amenas, agosto vai terminando com aquele sol forte e muito calor. O resultado desta combinação típica do verão é a baixa umidade do ar.
Na cidade de Picos, o índice da umidade do ar oscila durante o dia. No período da manhã a mesma chega atingir 60%, marca considerável aceitável pela Organização Mundial de Saúde, e durante a tarde está abaixo de 30%, gerando estado de alerta para os picoenses.
O técnico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Picos, Eugênio Lopes, disse que com a proximidade dos meses de B-R-O-BRÓ (setembro, outubro e novembro) a umidade do ar pode chegar a menos de 20%.
“Setembro chega com calor intenso e sempre nos meses de B-R-O-BRÓ as temperaturas ficam mais elevadas e a umidade do ar começa a ficar abaixo de 20%. É preciso ter atenção dobrada com a saúde para evitar problemas respiratórios”, frisou o meteorologista.
Eugênio Lopes destacou que o aumento nas temperaturas também é um fator previsto para os próximos meses, onde a máxima pode atingir acima dos 40°C.
Segundo o site Climatempo, a previsão para Picos nesta quarta-feira é de temperaturas entre 33°C e 35°C, e a umidade do ar em apenas 33%, com ventos de 13 quilômetros por hora.