Após o Ministério da Saúde ampliar a faixa etária do público-alvo da vacina HPV, a procura nas salas de vacinação vinculadas a Secretaria de Saúde de Picos tem sido intensa. Quem se dirigiu aos postos de imunização no final da manhã desta quinta-feira (24) não recebeu a dose pela falta de material.
A campanha de vacinação contra o HPV é destinada a homens e mulheres entre 15 e 26 anos. Em Picos, a campanha segue até esta sexta-feira (25), data em que o estoque das doses encontra-se pronto para uso. Segundo informações da Coordenadoria de Imunização a vacina tem o prazo de validade expirado no dia 27 de agosto do ano em curso.
A coordenadora de Imunização de Picos, Valdivânia Pacheco, explicou que a campanha está sendo realizada nos oito postos de vacinação da zona urbana e na zona rural. Segundo ela, é importante que as pessoas dentro do público prioritário busquem receber a dose já que a mesma previne contra o câncer de colo do útero e outras doenças genitais.
__ A procura está sendo grande, quando começamos na segunda-feira já havia muita procura nas salas de vacina. A vacina é muito importante porque previne nas mulheres o câncer do colo de útero é responsável por quase 90% da morte das mulheres depois do câncer de mama. Nos homens protege contra câncer e verrugas genitais, disse a coordenadora.
Devido a falta de doses na zona urbana, a Coordenadoria de Imunização traçou uma nova logística que é recolher as vacinas que não foram utilizadas nas comunidades rurais e direcionarem aos pontos deficitários.
Postos de Vacinação
Na zona urbana de Picos, as doses estão sendo disponibilizadas em oito postos de vacinação: Ipueiras, Belo Norte, Posto Frei Damião (Paim)/ Centro, Cecília Neri/ Bairro São José, Morada do Sol, Junco, Belinha Nunes/ Bairro São Vicente e Passagem das Pedras.
Em relação aos Postos de Saúde localizados na zona rural foi escalado um dia específico para que a enfermeira-chefe da Unidade se dirigisse a Secretaria e solicitasse as doses para imunizar a comunidade