Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Francisco Santos implanta Projeto Viva o Semiárido

Publicado em 22/02/2017
Por Edson Costa
d29c56935704f407c41bd279f934.jpg
d29c56935704f407c41bd279f934.jpg
Autoridades durante lançamento do projeto/Edson Costa

 

A Prefeitura de Francisco Santos em parceria com o Governo do Estado implantou na manhã desta segunda-feira, 21, o I Projeto Viva o Semiárido. O projeto atenderá inicialmente as Escolas Municipais José Ramos, localizada no povoado Boa Viagem (KM 87), e Isaac Pereira, no povoado Caldeirão, às margens da BR 020.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

De acordo com Zezé Oliveira, coordenador do Viva o Semiárido do Vale do Guaribas, o projeto é coordenado em nível estadual pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, atuando junto a organizações produtivas e desenvolvimento comunitário. O referido projeto possui três componentes e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação. “Aqui em Francisco Santos haverá esta capacitação para os professores desta nova realidade da educação, que é a contextualizada para a convivência no Semiárido”, disse.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é a co-executora de parte das ações do projeto, no subcomponente Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido.

Coordenador do projeto, Zezé Oliveira

Durante o lançamento do projeto em Francisco Santos, que aconteceu na Câmara de Vereadores, os adolescentes Kailéu e Ana Clara, apresentaram a dança do tradicional forró. Ainda houve a apresentação de uma paródia cantada pela professora Nádia Nildes com a participação da sanfoneira mirim, Nicole.

A coordenadora da Educação Contextualizada do Projeto Viva o Semiárido, Francisca Lisboa, informou que o governador Wellington Dias (PT), designou recursos para o subcomponente da educação contextualizada com o campo, mais especificamente voltado para o sertão piauiense. Em Francisco Santos será oferecida uma formação para os professores divida em três módulos: cada uma com 40 horas/aula, totalizando 120 horas.

Francisca Lisboa explanou sobre projeto

“Será toda uma formação docente. Os professores vão receber uma formação em educação contextualizada voltada para o semiárido. Elas vão receber a formação e o projeto pedagógico sobre como conviver no semiárido. Já os alunos ganharão por meio do conhecimento destes professores que serão capacitados uma educação voltada para o conhecimento de onde eles vivem, o clima, a vegetação, os aspectos culturais, ou seja, o contexto local de suas regiões”, frisou.

Diretores, professores e populares participaram do evento

Em seu discurso o secretário municipal de educação, Edson de Carvalho Filho, lembrou como se deu o processo de implantação do projeto no município. “Fiquei grato em Francisco Santos receber este projeto. No início do ano a professora Francisca Lisboa nos convocou para aderirmos e com isso o prefeito abraçou e a educação também, e hoje com muita satisfação estamos implantando este projeto aqui. Tenho certeza que será uma semana de muita aprendizagem. Aproveito para agradecer a presença dos diretores e professores e para desejar uma boa formação para toda equipe”, destacou.

Edson Filho, secretário municipal de Educação

Além de Edson Filho, Zezé Oliveira e Francisca Lisboa estiveram presentes no evento os vereadores Síria Raimundo (presidente da Câmara) e Pedro Fransuesley; os secretários municipais José Artur (Obras), Ana Carlete (Governo), Ana Vilma (Saúde), Ana Carla (Assistência Social); a coordenador da Secretária de Educação, Ana Patrícia; diretores, professores e o povo em geral.

 

 

 

 

 

Comentários