A Coordenadoria do Corpo de Bombeiros de Picos tem registrado diariamente a redução dos focos de incêndio na cidade, mas a comandante, capitã Ana Cléia Diniz Santos, informou que a queimada em terrenos baldios infelizmente continua. Para este ano, os bombeiros trabalharam a conscientização da população desde o mês de maio, com cursos e palestras em bairros e escolas.
A atenção dos bombeiros foi redobrada para que o desastre ambiental verificado em agosto de 2016, quando o fogo se alastrou por povoados da zona rural de Picos, Geminiano e Santana do Piauí, jamais aconteça novamente. No entanto, os bombeiros precisam do apoio da população, pois são queimadas em terrenos e roças com o mato seco que podem originar grandes queimadas.
Além de poluir o meio ambiente e provocar problemas respiratórios, devido a baixa humidade relativa do ar.
Para o trabalho de prevenção o Corpo de Bombeiros contou com a parceria do 3° BEC, prefeituras, bombeiros civis, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal. Foi elaborado um plano de contingência caso uma nova queimada de grandes proporções aconteça. A capitã frisou que o trabalho de conscientização tem de ser constante, para que a população não esqueça.