As obras de duplicação das duas pontes sobre o Rio Guaribas, na Av. Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, foram inauguradas pelo governador Wellington dias (PT) no dia 17 de fevereiro deste ano, mas, exatos seis meses depois, as duas vias permanecem sem sinalização, mesmo situando-se na BR 316, a mais movimentada da região.
Alguns acidentes de trânsito já foram verificados nas duas pontes, uma vez que nas duas estruturas há um meio-fio de concreto de aproximadamente um metro de altura, onde automóveis subiram inadvertidamente e viraram. A baixa iluminação noturna, responsabilidade da prefeitura de Picos, também facilita a ocorrência de acidentes.
Nós procuramos o chefe do escritório do DNIT em Picos, engenheiro Elvon Marton, para saber a quem cabe a responsabilidade pela sinalização daquele trecho. Ele informou que o departamento ainda não recebeu as pontes oficialmente para administrá-las.
Segundo Elvon Marton, nesse caso, a sinalização de trânsito é de responsabilidade do Governo do Estado. “A nossa função aqui é informar a Superintendência do DNIT em Teresina, e solicitar que eles prossigam com a cobrança ao respectivo órgão do Governo do Estado para que prossiga com a sinalização”, declarou.
As duas pontes carecem de itens básicos de sinalização, inclusive uma tinta que reflita a luz à noite, especialmente no meio-fio, para evitar que mais acidentes de trânsito ocorram. Até o momento fica a conclusão que o Governo do Estado entregou a obra sem concluí-la.