O tradicional festejo religioso em honra a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município de Picos, fez diminuir o espaço da Praça Justino Luz, em frente à Catedral, em razão da quantidade de fiéis que veio prestigiar a Missa Solene da Festa ocorrida na manhã desta terça-feira, 15 de agosto. A Igreja particular de Picos celebrou neste ano a 167ª Festa da Padroeira e teve como tema “Olhar para Maria, assumir nossa missão”.
O festejo religioso teve início no sábado, 05 de agosto, a partir das 17h30, com uma carreata, saindo da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Aroeiras do Matadouro, encerrando na Catedral com a Santa Missa.
No domingo, 06, às 04h00 da madrugada aconteceu uma alvorada festiva e logo em seguida uma procissão com a imagem da santa padroeira pelas principais ruas da cidade, retornado novamente para a Matriz, onde aconteceu o hasteamento da Bandeira da Festa de Nossa Senhora dos Remédios. Às 09h00, foi celebrada uma missa.
Neste mesmo dia, a partir das 19h00, a comunidade católica picoense lotou as dependências da Catedral para primeira noite de novena em preparação a Missa Solene da Festa. Durante nove noites a comunidade participou de novena missa, se preparando assim para a Festa Solene, ocorrida nesta manhã do dia 15. Ofício de Nossa Senhora, confissões auriculares, Reza do Terço e quermesse também fizeram parte da programação religiosa.
Durante a ação de graças nesta manhã componentes do Projeto Bar Cultural apresentaram uma peça teatral relembrando a chegada da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios na cidade picoense.
Encenação da chegada da Imagem em Picos
A Missa Solene da Festa foi celebrada pelo padre Francisco Pereira Borges (Pe. Chiquinho), pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, e concelebrada pelos padres David Barros, Adalto Vieira, Fernando Sousa, João Sousa (Joaozinho), Jonas Moura e pelo padre Francisco Bezerra, que coordenou a paróquia por mais de 20 anos e que atualmente exerce seu sacerdócio na Itália.
Padres na celebração desta terça-feira, 15
“A avaliação do festejo deste ano é positiva, primeiro pela grande participação dos fiéis durante toda programação e segundo pela grande demonstração de fé do povo picoense a Nossa Senhora. Agradeço a participação de todos os devotos e principalmente aos que estiveram conosco ajudando para o sucesso deste festejo. Que Nossa Senhora interceda por todos”, destacou o padre Chiquinho.
Padre Chiquinho coordenou festejo
Já o padre Bezerra manifestou sua alegria em retornar a Picos e reencontrar tantos amigos. “Coordenei este festejo durante 22 anos de minha vida. Retornar aqui e encontrar tantos amigos e amigas não tenho nem palavras para descrever tamanha felicidade. Há oito anos estou residindo na Itália onde sou muito bem acolhido, mas confesso que o meu coração é aqui (em Picos)”, finalizou.
Padre Bezerra expressou alegria em visitar Picos
Prefeito de Picos participou de novena e Missa Solene nesta manhã
A programação do Festejo teve continuidade às 15h00 com uma missa no Hospital Dr. Oscar. Às 17h00 foi celebrada Missa da Dedicação na Catedral e logo após uma procissão com a Imagem da Santa Padroeira pelas principais ruas da cidade, encerrando com Benção do Santíssimo Sacramento e o Arreamento da Bandeira da Festa de Nossa Senhora.