Domingo, 06 de Outubro de 2024

I Plenária de Saúde é realizada em São Luís do Piauí

Publicado em 09/02/2017
Por Edson Costa
d5872ac6481e466be2dabae96d06.jpg
d5872ac6481e466be2dabae96d06.jpg
Secretária com 1ª dama e palestrante/Edson Costa

 

Na noite desta quarta-feira (09), por volta de 18h30min, a Prefeitura de São Luís do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a 1ª Plenária Municipal de Saúde. O evento promovido no Colégio Padre Marcos de Carvalho teve por objetivo definir as diretrizes para a elaboração do novo Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018-2021.

Participaram da Plenária de Saúde profissionais do setor, usuários, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), secretários municipais e a população em geral. Dentre as autoridades a primeira-dama Salete Silva, o vice-prefeito Lindalberto Ricardino, o vereador José Ribamar, que representou na mesa de honra o Poder Legislativo, a Conselheira Tutelar Núbia Santos, a coordenadora da Atenção Básica, Marcy Rabelo e presidente do CMS, Ariana Bezerra.

CONFIRA IMAGENS!

A Plenária foi aberta com credenciamento dos participantes e logo após a formação da mesa de honra com execução e abertura oficial com as boas vindas das autoridades. Em seguida aconteceu uma palestra ministrada pelo enfermeiro Átila Araújo, discussão dos eixos temáticos e a criação e validação das propostas elaboradas pelos grupos.

Enfermeiro Átila proferiu palestra

Durante os debates os participantes foram divididos em grupos, ocasião em que discutiram sobre o Fortalecimento das instâncias do Controle Social (Eixo I), a Formação, Educação Permanente, Educação em Saúde e Política de Comunicação do SUS (Eixo II), Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde (Eixo III), e ainda, Garantia do Acesso e Atenção de Qualidade (Eixo IV).

Grupos foram montados para discursão dos eixos

“A Plenária Municipal de Saúde é uma forma de garantir que a população avalie a saúde de seu município, propondo ideias para melhorar o setor em São Luís do Piauí. Aqui discutimos sobre os desafios da saúde pública no país, voltando para a realidade local, demonstrando nossos avanços”, disse Átila Araújo, palestrante.

Já a primeira-dama de São Luís do Piauí, Salete Silva, comentou que diante dos poucos recursos direcionados ao setor da saúde tem-se buscado garantir que os serviços básicos não faltem à população.  

Primeira-dama com demais autoridades

“Na verdade existe uma preocupação muito grande da gestão municipal com relação a saúde pública municipal, em decorrência dos poucos recursos direcionados para o setor, como por exemplo, para a manutenção da Farmácia Básica que é a compra de medicamentos onde o município recebe apenas R$1.141,00. O que os gestores fazem é aquele chamado jogo de cintura para que os serviços básicos não faltem a população”, afirmou a primeira-dama.

Kelsimar Abreu, secretária de saúde

A secretária de Saúde de São Luís do Piauí, Kelsimar Abreu, destacou o papel da comunidade como elemento indispensável para a avaliação da saúde, onde os profissionais e a população tem de estarem integrados.

“É direito da comunidade cobrar por melhorias, é direito da comunidade ser assistida com serviços de saúde de qualidade. Diariamente dentro das nossas possibilidades temos conseguido que a saúde municipal funcione, mas isso não impede de ocorrer falhas”, frisou a secretária. 

Antes de seu discurso, secretária convidou equipe para estar ao seu lado

Antes de fazer seu discurso a secretária fez questão de convidar a equipe de saúde do município para estar ao seu lado. “Quero prestigiar esta equipe. Como eu disse eu sou a cabeça, mas uma cabeça sem membros não faz nada, eu dependo deles e eles também de mim e nós de vocês. Dependemos em todos os sentidos, que vocês peçam mesmo, é direito de todos, mas também fazemos o pedido a comunidade, nos entenda quando existir as falhas. Graças a Deus temos conseguido vencer os desafios, pois temos o apoio do Conselho Municipal de Saúde, do Legislativo e do Executivo. Obrigado a todos por nos ajudar a construir o Plano Municipal de Saúde”, finalizou.

Plenária contou com a participação da sociedade civil organizada

 

 

 

Comentários