Em entrevista concedida ao Folha Atual o vereador Wellington Dantas (PT) deixou claro que o ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva será homenageado pela Câmara Municipal durante a sua visita a cidade que acontece entre os dias 1 e 2 de setembro. Caso a Medalha Coelho Rodrigues não possa ser entregue ao ex-presidente, o vereador petista e o vereador Hugo Victor (PMDB) o homenagearão com o título de cidadania picoense.
Para que o ex-presidente Lua receba a Medalha Coelho Rodrigues, maior condecoração da Câmara Municipal de Picos, todos os 15 vereadores precisam assinar o projeto. Mas o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PR), declarou que não pretende contribuir com a homenagem.
Em entrevista o vereador Wellington Dantas preferiu não polemizar sobre essa situação, optando por pensar em uma alternativa.
Indagado sobre as críticas a concessão da honraria ao ex-presidente da República, o vereador argumentou que estas partem de pessoas que talvez não conheçam a realidade picoense anterior ao Governo Lula. Ele cita algumas realizações que justificam a homenagem, como a expansão da UFPI, construção do IFPI, instalação do SAMU, além da construção de três conjuntos habitacionais, o mais recente, Antonieta Araújo, inaugurado no mês de julho.
“A realidade era totalmente diferente, mas cresceu muito a partir do Governo Lula; só aqui na cidade de Picos temos três mil casas, como o Antonieta Araújo”, declarou.
A pauta da visita do ex-presidente Lula ainda está sendo discutida, mas espera-se que depois do dia 12 desse mês seja divulgada.