A Academia de Letras Infanto-Juvenil do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), formada há três anos, foi inspriração para que a mesma iniciativa fosse desenvolvida nas escolas municipais de Picos. Na manhã desta quarta-feira (09), uma delegação do Instituto composta por duas acadêmicas e pela Irmã Regiane Nascimento, visitou a Escola Municipal Padre Madeira para a apresentação do projeto da Academia de Letras.
Na ocasião, a delegação e representantes da escola discutiram as ações e esclareceram dúvidas sobre a formação da Academia.
O projeto da Academia de Letras tem por objetivo incentivar o gosto pela leitura nos alunos. Surgida como ação do V Salão do Livro do Vale do Guaribas (SALIVAG), a Academia será formada em cinco escolas, são elas: Padre Madeira/ Centro; Tia Celeste/Centro; Timóteo Borges/ Boa Vista; Borges de Sousa/ Umari e José João de Moura / Pedrinhas. Para tanto, a comunidade educativa do IMH tem oferecido todo o suporte para a implantação da Academia, onde as escolas selecionadas estão sendo visitadas.
Representando o Instituto Monsenhor Hipólito, a Irmã Regiane Nascimento, enfatizou que a Academia de Letras é um espaço para potencializar e fortalecer os laços aluno-escola-família, através do exercício da leitura.
“Nós estamos dando este apoio, suporte. Nosso trabalho é mostrar o que é Academia, algo do dia-a-dia que a escola já executa. As atividades levam o aluno a desenvolver sua capacidade de escrever, ler, cantar e de desenhar. Estamos hoje na Escola Padre Madeira junto com diretores, professores e acadêmicos da Academia do IMH, indo, falando da importância desse projeto”, disse a irmã.
Regiane Nascimento acrescentou ainda que a Academia de Letras formada em cada escola terá 10 alunos como membros. Estes terão que denominar a Academia, bem como escolher os patronos homenageados.
A diretora da Escola Municipal Padre Madeira, Maria José Barros, destacou a felicidade da unidade educacional ter sido uma das selecionadas para formar a Academia de Letras.
“A expectativa é muito positiva. Hoje tivemos um primeiro encontro com os acadêmicos e a Irmã Regiane do IMH que vão trabalhar com a gente esse projeto dentro da escola. Já comunicamos aos alunos e escolhemos 10 representantes para se tornarem acadêmicos. Sermos selecionados para desenvolver o projeto foi um desafio e ao mesmo nos motivou a dar nosso melhor”, afirmou a gestora.
A professora da Escola Padre Madeira que integra o referido projeto, Francisca Cláudia Sousa, disse que a expectativa se mistura a empolgação devido o ineditismo da Academia de Letras.
“Estamos muito empolgados por ser uma coisa nova. A formação da Academia será um norte para trabalharmos de forma profunda a leitura”, frisou a professora.
No dia 17 de agosto ocorrerá a apresentação do projeto para toda a comunidade escolar do Padre Madeira. O momento servirá de instrumento de motivação para o desenvolvimento das atividades.
Fundação oficial
A fundação da Academia de Letras Infanto-Juvenil nas escolas municipais ocorrerá no período em que acontece o V Salão do Livro do Vale do Guaribas (SALIVAG) entre os dias 13 e 17 de setembro.