Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025

Secretaria de Saúde descentraliza realização de testes rápidos em Picos

Publicado em 03/02/2017
Por Edson Costa
0e07e7d0c173b55545f1e577708b.jpg
0e07e7d0c173b55545f1e577708b.jpg
Capacitação dos profissionais/CCOM

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai descentralizar a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, em Picos, que atualmente são feitos somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Até o final deste ano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponibilizarão os exames.

O primeiro passo para a descentralização é a capacitação dos profissionais de saúde para o atendimento e encaminhamento dos usuários. Na quinta-feira (3) e sexta-feira (04), 45 enfermeiros das 36 UBSs das zonas urbana e rural, Clínica Integrada de Saúde da Mulher (CLISAM) e CTA participaram de um treinamento, no auditório da Funasa, no bairro São Vicente.

A habilitação desses profissionais foi feita por uma equipe da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), através da Coordenação de Doenças Transmissíveis. No primeiro momento, foi realizada abordagem teórica sobre as doenças, insumo, teste rápido e aconselhamento pós-teste. Em seguida, houve a prática, com testagem entre os profissionais.

“O foco do CTA é o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, assim, gestantes e outras pessoas deverão fazer esses testes nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desafogando o CTA”, explica a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim.

De acordo com a coordenadora municipal da Atenção à Saúde da Mulher, após o treinamento, a SMS fará a organização do fluxo para, inicialmente, disponibilizar o teste em cinco UBSs a partir deste mês de setembro. Até o final do ano, todas as UBSs já devem estar prontas para os testes. “Isso vai possibilitar resolutividade na atenção básica, com mais facilidade para o usuário”, avalia.

Fonte: CCOM

Comentários