Segundo informações do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), empresário Cláudio Galeno, o comércio varejista de Picos sofreu uma redução nas vendas nos três primeiros meses do ano de 2013. A redução foi dentro do esperado, uma vez que há uma desaceleração da economia após o fim do período natalino.
Para o empresário Cláudio Galeno, se for realizada uma comparação com relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, os meses de janeiro, fevereiro e março, houve uma queda de 5% nas vendas. O índice aumenta se a comparação for realizada com relação ao mês de dezembro, marcado pelo Natal e ano novo, período em que as pessoas tradicionalmente compram mais.
Apesar dessa queda, o comerciante picoense não chega a se alarmar, uma vez que as oscilações nas vendas são constantes. A crise que se apodera do mundo desde 2008 também tem ensinado o empresariado a viver com esses períodos de baixa, mesmo que timidamente, a famosa “crise econômica mundial” afetou a região de Picos.
Com relação às vendas Cláudio Galeno informa que estas devem sofrer um aumento substancial com a chegada do mês de maio, em que ocorre a comemoração do Dia das Mães e que termina por aquecer a economia, principalmente o setor de presentes.
Mesmo assim, esse crescimento deve ser pequeno se comparado com o mesmo período dos anos anteriores, uma vez que, além da “crise financeira mundial” a região enfrenta a mais forte estiagem dos últimos 50 anos.
“A estiagem é um fator preponderante na redução, é um componente que reduz as vendas no comércio de Picos e as pessoas tem medo de assumir alguns compromissos e não poder honrá-los. Os consumidores acabam tendo medo de não cumprir com as obrigações”, explicou.