Domingo, 06 de Outubro de 2024

Loja Maçônica Cavalheiros do Piauí reúne autoridades para debater trânsito

Publicado em 10/05/2013
Por Jailson Dias
dab85c5039f3241f823c0360dd59.jpg
dab85c5039f3241f823c0360dd59.jpg
Em sessão branca da maçonaria os problemas foram debatidos/Ascom

Ocorreu na terça – feira (09/04), um debate sobre o trânsito e acessibilidade de Picos promovido pela Loja Maçônica Cavalheiros do Piauí presidida pelo Venerável Mestre Antonio Pereira Leite Neto, com a participação do prefeito de Picos Kleber Eulálio, o superintendente do Departamento Municipal de Trânsito Sebastião Nobre, o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar Wagner Torres, o Promotor de Justiça Marcelo Monteiro, o Diretor do DETRAN de Picos Dr. Aníbal Santos, o Subcomandante do 3º BEC Ten. Cel. Félix e outras autoridades da cidade.

A princípio o Administrador Tiago Rego, apresentou um trabalho mostrando os problemas do trânsito de Picos, a real situação do centro da cidade principalmente pela falta de sinalização, falta de planejamento urbano, inoperância do poder público em fazer cumprir as leis relacionadas ao trânsito de pedestres e veículos, as ruas e os passeios públicos que foram privatizados, ausência das condições básicas de acessibilidade para os 17.822 habitantes de Picos que possuem algum tipo de deficiência, sendo que destes 4.868 são deficiência motora.

Foi mostrado que não existe a menor viabilidade para locomoção do pedestre, em segurança, mesmo aquele que não possui nenhum tipo de necessidade especial. Foi mostrado o risco que as crianças correm em motocicletas, em especial no caminho para escola com mochila nas costas. Durante a apresentação muitos questionamentos foram feitos às autoridades constituídas. De quem é a responsabilidade pelos 255 acidentes de motocicleta envolvendo crianças e adolescentes só em Picos no ano de 2012? Isso só as que foram para o Hospital Regional Justino Luz.

Por que os veículos que servem a prefeitura estão irregulares, alguns o último IPVA pago foi em 1995? Também foi cobrado providencias com relação à fiscalização de vans e moto-taxis tanto os clandestinos que transitam sem problemas como as muitas infrações, mostradas em fotos, cometidas por eles, nenhuma das autoridades presentes se manifestou sobre esses assuntos. Foi feito um alerta com relação ao grande risco de acidente que a venda e o transporte ilegal de combustível em garrafas plásticas representa e que ocorre corriqueiramente em nosso município. Durante a apresentação ainda foi chamado a atenção para pontos do Plano Diretor do Município e do Código de Edificações que estão sendo desrespeitados.

Após a apresentação o prefeito Kleber Eulálio (foto abaixo)em contra partida informou que irá melhorar o centro e construir novos acessos ligando a zona leste a oeste da cidade, viabilizando o escoamento do grande fluxo de veículos com a construção de novas pontes, e três viadutos ao longo da BR-316, a começar pelo do 1° balão da Bomba, este irá realizar um projeto de licitação para contratação da empresa que fará toda a parte de projetos, estruturação e arquitetura, mas para que isso ocorra é necessário ter dinheiro para que se iniciem as obras. Ele está esperando pelo governador Wilson Martins que irá autorizar as ordens de serviço para que as obras tomem seu rumo promissor.

Falou que irá reaver os espaços das ruas públicas atualmente ocupadas por particulares. O superintendente do Departamento de Trânsito do Município, Sebastião Nobre, mostrou a área onde será implantada a zona azul de estacionamento e mostrou algumas vias que terá o sentido de circulação alterado, ele também se comprometeu a melhorar a sinalização da cidade, mas não forneceu prazo para a concretização destas ações.

O Comandante Wagner Torres (foto abaixo) também apresentou dados estatísticos levantados pela PM no último ano. E o Arquiteto Urbanista Jackson Lopes  trouxe esclarecimentos sobre as vias que a cidade tem e as que precisa e deu dicas para melhorar a locomoção.

O Promotor de Justiça Marcelo Monteiro manifestou apoio ao DMT pela quantidade de multas aplicadas e disse que tem que continuar multando quem estiver irregular, citou o próprio exemplo quando seu carro foi parado na blitz. Ressaltou a importância de reuniões como essa, promovida pela maçonaria, para o exercício pleno da cidadania. Também se dispôs a ajudar em tudo que estiver ao seu alcance fazendo com que se cumpra a lei e assim melhorando o trânsito da nossa cidade

O Dr. Aníbal Santos informou que já esta em fase de construção o novo prédio do DETRAN, com melhor infra-estrutura para atender o fluxo de pessoas e veículos que cresce cada vez mais.

Ao final de quase quatro horas de reunião, o venerável mestre agradeceu a presença de todos e o debate tranquilo e democrático realizado, afirmou que a maçonaria está sempre presente e pronta para ajudar nas soluções dos problemas e a cobrar das autoridades constituídas ações concretas em benefício da coletividade. As imagens das irregularidades apresentadas na reunião estarão disponíveis no site da loja maçônica Cavalheiros do Piauí.

Ascom

Comentários