Com o tema “Acesso, qualidade e humanização na atenção a saúde a partir do SUS que sonhamos”, a Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizaram no último sábado, 22, a VII Conferência Municipal de Saúde.
O evento aconteceu no auditório do CRAS e contou com a participação do poder público municipal e de diversos segmentos da sociedade civil organizada.
A secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, abriu a Conferência destacando a importância do evento para o melhoramento da saúde pública. A gestora agradeceu a presença e convidou a população a dar sugestões de melhorias para o setor. Segundo Pretinha, os usuários dos serviços são quem de fato conhecem os anseios, o que precisa ser melhorado em busca de um serviço ainda mais eficiente.
Pretinha, secretária de saúde e 1ª dama de Patos
O prefeito do município, Agenilson Dias, que é médico, enfatizou a importância da Conferência. “É um evento de extrema importância, porque é a oportunidade dos gestores, juntamente com a população, avaliar e discutir sobre a saúde, dando sugestões, para que possamos traçar metas e diretrizes para os próximos anos, visando proporcionar melhorias no atendimento à nossa população na área da saúde, desde a prevenção, que é a principal estratégia é prevenir, como também, o tratamento. Então, a participação de cada um é importante, porque os usuários são quem mais sabem as deficiências que existentes”, disse.
O prefeito afirmou que desde assumiu a gestão do município, tem buscado priorizar a saúde, e reafirmou que nessa segunda gestão não será diferente. “Avançamos muito no primeiro mandato: tínhamos duas equipes de saúde bucal implantamos uma terceira equipe; colocamos um dentista só prótese dentária; implantamos o NASF; iremos contratar novamente mais um médico para atender aos sábados; além de muitas outras ações. Portanto, esse é o momento de cada um fazer suas reivindicações. Críticas construtivas são aceitas e bem vidas e na medida do possível são acatadas pela gestão. É assim que nós procuramos administrar desde do início, com o máximo de transparência e de participação popular”, destacou o gestor.
Autoridades presentes na conferência
Após a leitura e aprovação do regimento interno, o palestrante Hamilton da Silva Lacerda apresentou um diagnóstico sobre a situação da saúde do município, quando explanou sobre mapa local, planejamento e dados em saúde, pactuação da saúde, quantidade atendimento em 2016 e 2017, e outros. “Esse é um momento importante, onde vamos alinhar mais propostas, buscando mais qualidade na saúde no município”, disse.
Dentre as várias dificuldades discutidas na Conferência, uma das mais enfatizadas pela gestão, é a pactuação ineficiente com o município de Picos na marcação de exames.
Átila Araújo, palestrante
A palestra magna foi ministrada pelo conferencista, Atila Chagas Araújo, que apresentou dados e conceitos e explanou sobre o tema – Acesso, qualidade e humanização na atenção a saúde a partir do SUS que sonhamos. “A proposta da temática ela nos incita a produzir nas pessoas o sentimento, a possibilidade de um SUS mais igualitário com acesso e da humanização de forma qualitativa. Que podemos sonhar com uma saúde melhor, que nós avançamos e vamos avançar mais, mais que depende de momentos como estes, de debate, discussões de propor diretrizes, para que possa surgir novas ideias e possibilidades de crescimento para consolidação do SUS”, disse.
A Conferência foi norteada por três eixos: 1- Consolidando o município saudável; 2- Acesso, qualidade e humanização na atenção a saúde a partir do SUS que sonhamos; 30 Saúde, cidadania e participação efetiva. Os participantes, divididos em três grupos de trabalho, debateram os eixos norteadores e elaboraram propostas para a implementação das políticas públicas de saúde. As proposições de cada grupo de trabalho foram apresentadas na plenária final e aprovadas.
O evento culminou com o almoço. Estiveram presente também, o Vice-prefeito, Saulino Reis, a Secretária de Educação, Penha Veloso, o Secretários de Administração e Finanças Iranildo Santana, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Dias, o presidente da Câmara Adalberto Lopes, os vereadores José Hélio, Antônio Rufino, além de enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem usuários de saúde, entre outros.
Fonte:cidadesnanet